Michael Phelps vs Tubarão: ele perdeu

25/07/2017

Facebook Twitter

Acostumado a vencer seus rivais, dessa vez não deu para Michael Phelps. O maior atleta olímpico de todos os tempos foi derrotado no último domingo pelo adversário mais temível que já encarou: um enorme tubarão branco. O desafio “grande ouro vs grande branco” fez parte da semana especial Shark Week do Discovery Channel, atração da emissora  sobre o peixe que é realizada anualmente desde os anos 1980.

O embate entre Phelps e o tubarão foi o evento de abertura da Shark Week e foi rodado nas águas da África do Sul. Como mostramos aqui, o ex-nadador utilizou um traje e uma nadadeira monofins especial para ajudar no deslize e no aumento da velocidade na água. A dinâmica consistia em ver quem nadava 100 metros mais rápido. Porém, eles não nadaram juntos. Phelps encarou uma versão gráfica de um gigante tubarão branco que simulava uma caçada.

Phelps com seu traje utilizado para o desafio - Foto: Discovery Channel/Reprodução

Phelps com seu traje utilizado para o desafio – Foto: Discovery Channel/Reprodução

Na simulação o tubarão atingiu completou a distância em 36s1, com direito a um salto cinematográfico para pegar sua presa na linha de chegada. Com todos os acessórios especiais Phelps não conseguiu ser páreo para  animal e completou a distância dois segundos atrás com 38s1. O tempo dele nos 100 metros foi 8s8 mais rápido que o recorde mundial de César Cielo (46s91), embora o americano tenha golfinhado durante quase todo o percurso.

Nenhum louco colocaria o atleta para nadar com um animal desse porte sem nenhuma proteção. E muito menos Phelps aceitaria correr tamanho risco. Nas redes sociais houve reclamação do público que esperava um confronto com um tubarão de verdade. Porém, o que valeu nessa dinâmica foi a diversão e mostrar que o homem dentro d’água, mesmo sendo Michael Phelps, tem seus limites. Assista abaixo o desafio entre o grande ouro e o grande branco:

Por Guilherme Freitas

Tags

AquaSphere Discovery Channel Michael Phelps natacao Shark Week tubarão branco