Muita aventura e adrenalina em Bombinhas

Festival de Natação no Mar terá disputas que lembram provas de adventure e de natação em piscina na bela praia da cidade de catarinense

16/03/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista aérea da cidade de Bombinhas - Foto: Reprodução

Vista aérea da cidade de Bombinhas - Foto: Reprodução

Bombinhas é uma das cidades mais procuradas no Brasil por mergulhadores e também por nadadores que gostam de aventura. No próximo dia 29 de abril ela será palco do Festival de Natação no Mar 2018, evento que terá três provas de águas abertas a serem disputadas na Praia Central de Bombinhas. Organizado por Doutel Oliveira conhecido como Teco de Bombinhas, o festival encerra as atividades do primeiro semestre de competições na cidade. Neste evento haverá três disputas distintas: Enduro Aquático, Rali Praiano e Piscina Oceânica.

Todas as largadas e chegadas serão na Praia Central de Bombinhas bem em frente a Pousada Vila do Farol e cada prova terá uma dinâmica diferente da outra misturando natação com aventura e adrenalina. O Enduro Aquático será o mais longo e intenso para os atletas. Nesta disputa cada nadador precisará dar quatro voltas em um percurso triangular de 1 km. A cada volta eles devem sair da água e passar pelo ponto de fiscalização na areia antes de regressar a água.

O rali aquático misturará natação com diversão. A organização colocará na água dois pontos de referência 300 metros distantes da areia. Estes dois pontos estarão cheios de pulseiras e após a largada cada atleta precisará nadar até um ponto e retirar uma pulseira, em seguida nadar até o outro ponto e pegar outra pulseira antes de voltar a nado para a praia. Assim que o atleta concluir a prova deverá entregar as pulseiras aos fiscais de prova. O legal dessa disputa é que não existe um percurso obrigatório e cada nadador poderá fazer a sua estratégia.

Vista aérea da cidade de Bombinhas – Foto: Reprodução

Por fim acontecerá a Piscina Oceânica. Será montada literalmente na praia uma piscina com raias separando os nadadores. Esta prova terá baterias com quatro atletas que deverão completar a nado um percurso de 100 metros em fases eliminatórias. Os quatro melhores atletas de cada categoria por idade se enfrentarão numa grande final. A dinâmica lembra alguns eventos de piscina com esse estilo de eliminatórias como o Raia Rápida e o Mare Nostrum de Monte Carlo.

Para as provas do Enduro Aquático e Rali Praiano os trajes de neoprene estarão autorizados pela organização da prova e na Piscina Oceânica apenas sunga ou bermuda até os joelhos para homens e biquíni ou maiôs até os joelhos para as mulheres.

Bombinhas é muito famosa pela prática de mergulho e é um dos locais mais buscados pelos adeptos na região sul do Brasil. É considerada ainda como a capital nacional do mergulho, tendo ao longo de sua costa 39 praias, sendo que 19 delas são preservadas. A cidade é tão natural que apenas dez praias são urbanizadas, entre elas a de Bombinhas, que é onde acontecerá o festival. As inscrições para este evento encerram-se dia 20 de abril e podem ser feitas através da SWIM CHANNEL clicando aqui.

Tags

Águas abertas Bombinhas Circuito de Travessias de Bombinhas Festival Natação no Mar natacao Praia Central de Bombinhas Teco de Bombinhas

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas