Murilo Sartori é bronze no Mundial Júnior

Brasileiro conquista medalha nos 200m livre e dá ao país seu primeiro pódio no campeonato que está acontecendo em Budapeste

21/08/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Murilo Sartori - Foto: Marcos Nakashima
Murilo Sartori - Foto: Jonne Roriz/COB

Murilo Sartori - Foto: Jonne Roriz/COB

Murilo Sartori - Foto: Marcos Nakashima

Murilo Sartori, nadador da Natação Americana, conquistou a medalha de bronze nos 200m livre nesta quarta-feira (21), no Campeonato Mundial Júnior em Budapeste. Esta foi a primeira medalha do Brasil na competição que esta sendo realizada na capital húngara e termina domingo, dia 25 de agosto.

Na final, Sartori nadou a prova com o tempo de 1min47s39 e ficou com o terceiro lugar. O nadador fez as seguintes parciais: 25s56, 27s49, 27s40 e 26s94. O destaque foi a segunda metade da prova de Sartori, que havia passado a primeira parte da final em oitavo lugar. A medalha de ouro ficou com o americano Luca Urlando, único abaixo dos 1min47s, com 1min46s97 e a prata com o sueco Robin Hanson com 1min47s03.

Nas eliminatórias, realizadas hoje de manhã, o nadador havia conquistado o quarto melhor tempo: 1min48s56, tendo mais uma vez como destaque seus últimos 100 metros: 54s69. Foi a melhor volta entre todos os semifinalistas, numa prova bastante semelhante a final. Progressiva e crescendo nos metros finais.

O tempo na final foi o melhor da carreira do jovem nadador, sendo 36 centésimos mais rápido em relação a sua antiga melhor marca feita na final do Troféu Brasil/Maria Lenk em abril. Com esse resultado Sartori se coloca com um candidato real para integrar o revezamento 4x200m livre ano que vem nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Outros resultados
O Mundial Júnior começou ontem em Budapeste e teve o revezamento 4x100m livre do Brasil disputando a final da prova. Esta é a única prova em que o país sempre esteve na final desde a primeira edição do evento em 2006. O quarteto Lucas Santos, Bernardo Bondra, Brunno Suzuki e Murilo Sartori terminou em quinto lugar com o tempo de 3min20s17. Os Estados Unidos venceram com novo recorde mundial júnior: 3min15s80.

Além de Sartori e do revezamento, outro brasileiro chegou a uma final em Budapeste. Bernardo Bondra quebrou barreira dos 53 segundos pela primeira vez na carreira e com 52s73, passou para a final dos 100m borboleta com o sétimo tempo. A disputa por medalhas acontece amanhã.

Ao todo, são 16 brasileiros disputando o Mundial. Com o bronze de Sartori o país chega agora a marca de 13 medalhas em Mundiais desde 2006: duas de ouro, sete de prata e quatro de bronze. Para conferir todos os resultados acesse o site da Omega Timing aqui.

Tags

Budapeste Campeonato Mundial Júnior Fina Murilo Sartori natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas