Nadando em prol da natureza

Projeto Viva a Aventura promove conscientização ambiental e experiência única de contato direto com o meio ambiente

04/06/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista da Ilha Vitória - Foto: Reprodução/Viva a Aventura
Vista da Ilha Vitória - Foto: Reprodução/Viva a Aventura

Vista da Ilha Vitória - Foto: Reprodução/Viva a Aventura

Vista da Ilha Vitória - Foto: Reprodução/Viva a Aventura

Um dos grandes atrativos da natação em águas abertas é o contato direto com a natureza. Poder nadar em locais exóticos e com lindos visuais é um luxo que apenas os atletas desta modalidade podem desfrutar. E é justamente esta combinação entre esporte e meio ambiente que gerou de um novo projeto nas águas do litoral de São Paulo.

O Viva a Aventura nasceu com a missão de conscientização ambiental e incentivar contato direto com a natureza. E tudo num clima amistoso, já que não existem provas valendo medalhas ou troféus. O que existe são expedições, ou passeios, como prefere chamá-los Ricardo Augusto, o idealizador do projeto.

Vista da Ilha Vitória – Foto: Reprodução/Viva a Aventura

“No Viva a Aventura você não ganha uma medalha. Você ganha uma experiência para o resta da sua vida”, conta Ricardo que é um apaixonado pela água e os esportes aquáticos. Surfista de longa data, ele passou a se dedicar nos últimos anos a natação em águas abertas, participando de ultramaratonas e explorando novos pontos para a prática do esporte.

“Sempre estive mapeando e procurando locais interessantes e especiais no litoral de São Paulo para poder explorar através da natação e dos passeios aquáticos. Existem muitos locais fascinantes nesta região que pouca gente conhece. Com esse projeto espero poder apresentá-los aos atletas e ajudar na preservação ambiental”, disse ele que já definiu três etapas para o calendário de 2019.

Vista da Ilha dos Gatos – Foto: Reprodução/Viva a Aventura

A primeira delas será na Ilha Vitória no dia 14 de setembro. Localizada próxima a costa de Ilha Bela, esse belo arquipélago preserva uma exuberante vegetação. Com águas claras e ideais para a prática de mergulho, também é lar de uma pequena comunidade de pescadores artesanais que levam uma vida pacata e tranquila. A Ilha Vitória é pouco conhecida do grande público porque não tem atividades turísticas devido a proibição de desembarque na ilha.

No dia 12 de outubro acontecerá o segundo passeio na Ilha dos Gatos, onde os nadadores irão de Camburi até o arquipélago e a ideia do projeto é dar uma volta a nado na ilha totalizando 5 km. A Ilha dos Gatos é uma pequena ilha com uma curiosidade interessante: ali vive apenas um morador solitário. E também existem muitas histórias e lendas sobre a ilha, como quando o milionário empresário americano Rockfeller construiu uma casa no local.

Vista do Rio Guaratuba – Foto: Reprodução/Viva a Aventura

Já em 14 de dezembro os nadadores vão descer 10 km do Rio Guaratuba em Bertioga margeando pontos preservados da Mata Atlântica original. Durante esta travessia os participantes poderão ter a oportunidade de avistar alguns animais silvestre, já que é muito comum ver animais nas bordas do rio ou no caso dos pássaros, voando pelas margens do rio.Uma aventura que promete ser inesquecível.

Esta previsto ainda para o início de 2020, mas sem data definida, uma nova Volta a Ilha de Alcatrazes. Neste desafio um grupo de nadadores previamente selecionados contorna a ilha a nado num total de 7 km. Alcatrazes é um patrimônio ambiental do Brasil e um território que ficou sob responsabilidade da Marinha do Brasil por mais de 30 anos e que foi liberado para visitação pública guiada recentemente sob as rígidas regras do ICMbio. Leia aqui um pouco mais sobre como foi a última edição da Volta a Ilha de Alcatrazes.

A Ilha de Alcatrazes – Foto: Reprodução

Poderão participar do passeio na Ilha Vitória e nas demais expedições pessoas que já tenham algum histórico de participações em eventos de águas abertas ou que sejam indicados. No site do Viva a Aventura foram publicados pacotes com preços variados para os interessados em participar da ação. Além dos passeios aquáticos o projeto irá promover palestras e atividades com atletas e ambientalistas reforçando a mensagem de preservação ambiental.

Também foi disponibilizado um vídeo especial sobre a última volta a nado na lha de Alcatrazes que aconteceu em abril. Assista ao vídeo aqui embaixo.

Tags

Águas abertas Ilha Vitória meio ambiente natacao natureza Ricardo Augusto Viva a Aventura

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas