Nadando no deserto do Sahara

23/10/2017

Facebook Twitter

Um dos grandes atrativos da natação em águas abertas é mesclar a prática esportiva com alguns dos prazeres da vida, como o lazer e o turismo. Nadar em locais paradisíacos ou históricos é um interesse a mais para o nadador que além de fazer uma boa prova busca por momentos de paz e bem-estar. O Marrocos é considerado um dos locais mais lindos do mundo e suas águas são convidativas para quem esta a fim de dar umas braçadas. E é justamente lá que acontece entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro a 3ª edição da Morocco Swim Trek Sahara.

O evento é disputado ao longo de seis dias com diversas travessias em lagos e lagoas do país do norte da África. São ao todo quatro provas diárias totalizando 30 km. A primeira prova tem 6,5 km, a segunda conta com 8,5 km, a terceira tem 10 km e a última prova contabiliza os 5 km finais. Cada prova tem sua particularidade e desafios diferentes, como temperatura da água, correntezas, ventos, etc. Isso faz com que esta competição seja também um grande teste mental aos nadadores, que poderão utilizar roupas de neoprene caso quiserem. (Assista abaixo um vídeo da edição de 2016 do evento)

Todas as travessias serão realizadas na histórica cidade de Dakhla, ao sul do país. Fundada por colonos espanhóis em 1502, a cidade é famosa por sua atividade pesqueira e a prática de diversas modalidades aquáticas como windsurf e kitesurf. Além das provas há outras programações especiais aos atletas participantes como a oportunidade de caminhar pelas dunas do deserto do Sahara entre uma prova e outra e degustar da culinária local. Durante a realização do evento a temperatura ambiente na cidade oscila entre 21°C e 23°C.

Para quem esta interessado em nadar essa prova ainda há vagas disponíveis. Os participantes devem fazer sua inscrição através de pacotes que incluem hospedagem em resorts e hotéis parceiros da travessia. Até o momento 101 nadadores (66 homens e 35 mulheres) já confirmaram presença, a grande maioria franceses. O Morocco Swim Trek Sahara tem como embaixador o experiente nadador francês Jacques Tuset, que soma diversas travessias famosas no currículo como a Capri-Nápoles e o Canal da Mancha. O evento conta ainda diversos parceiros e patrocinadores, com a marca esportiva Nabaiji. Maiores informações podem ser obtidas na página oficial da prova aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Dakhla Marrocos Morocco Swim Trek Sahara natacao