Nadando no Rio Tapajós

Famoso rio da região norte do Brasil será palco da primeira edição do Rio Negro Challenge fora do Amazonas

10/06/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Rio Negro Challenge etapa Tapajós - Foto: Reprodução
Vista de Alter do Chão - Foto: Reprodução

Vista de Alter do Chão - Foto: Reprodução

Rio Negro Challenge etapa Tapajós - Foto: Reprodução

O Rio Tapajós é um dos mais famosos do Brasil e também é conhecido pela sua rica biodiversidade. Com mais de 1700 km de comprimento ele tem águas em tom esverdeado na maior parte de seu percurso e tem nascente em Mato Grosso indo desaguar no Rio Amazonas. O local ainda é considerado sagrado pelos índios Mundurukus que habitam a região. Será nas águas desse grande rio que acontecerá a primeira edição do Rio Negro Challenge no estado do Pará.

A etapa Tapajós do Rio Negro Challenge acontecerá no próximo dia 6 de outubro em Alter do Chão, distrito administrativo do município de Santarém localizado a distantes 1386 km da capital Belém. A região foi apelidada de Caribe Amazônico devido suas belezas naturais e pelas belas praias de água doce que atraem anualmente muitos turistas do Brasil e do exterior. Inclusive, o jornal inglês de The Guardian classificou Alter do Chão como a praia de água doce mais bonita do mundo.

Vista de Alter do Chão – Foto: Reprodução

No evento serão disputadas nas águas do Tapajós duas distâncias de águas abertas: 1,5 km e 3 km. Ao todo serão 13 categorias por faixa etária (infantil, juvenil, júnior, sênior e master de A até I), além da categoria absoluta PCD. Será montado com boias um percurso de 1,5 km onde os atletas precisarão dar uma volta na prova menor e duas voltas na prova mais longa. A organização do evento ainda espera a presença de mais de 100 nadadores nas águas do Tapajós e a etapa paraense é aberta para atletas de todo o país.

“Estamos muito felizes em poder levar o Rio Negro Challenge para Alter do Chão. Este era um desejo antigo, que após contatos e viagens para lá, a ideia foi amadurecendo, até que batemos o martelo. Este evento em Manaus já existe desde 2015, é conhecido entre os atletas, movimenta a comunidade esportiva, e traz resultados incríveis. Por isso, não tenho dúvidas que a competição em Alter do Chão será um sucesso e este vai ser o primeiro capítulo de uma bela história dessa ponte aérea”, disse o organizador do evento Pierre Gadelha.

Mapa do percurso das provas do Rio Negro Challenge – Foto: Reprodução

As inscrições para a etapa em Tapajós estão abertas através da SWIM CHANNEL e podem ser feitas até o dia 29 de setembro. Para interessados em nadar o evento, o Rio Negro Challenge tem pacotes fechados com a empresa Alta Estação Turismo e ainda há disponibilidade de vagas. Quem quiser entrar em contato com a empresa basta ligar ao número (92) 3622-4136. Ainda esta semana serão abertas as inscrições para a 2ª etapa do Rio Negro Challenge, que acontece em dezembro, na cidade de Manaus.

Tags

Águas abertas natacao Pará Pierre Gadelha Rio Negro Challenge Rio Tapajós

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas