Nadar no mar faz bem a saúde

12/01/2017

Facebook Twitter

Natação em águas abertas – Foto de Dennis O’Clair

A natação em águas abertas é uma das modalidades que mais cresce nos últimos anos. A cada ano que passa mais pessoas começam a se interessar em disputar travessias, seja para perder o medo do mar, como forma de condicionamento físico, para experimentar uma nova adrenalina que o esporte oferece ou simplesmente para variar os locais de treinamento. Mas além de todo estes motivos existe uma outra razão para a prática da natação no mar: a saúde.

Em artigo publicado no jornal neo-zelandês New Zealand Herald, o médico Sérgio Diez Alvarez, da Universidade de Newcastle, afirmou que a natação além de um estilo de vida é também uma ótima forma para conservação da saúde. Ou melhor, a água salgada é uma ótima ferramenta para tal. Afinal, ela contém uma quantidade maior de minerais, como sódio, magnésio, cloreto e cálcio, sendo um excelente remédio natural no combate as doenças de pele como eczema e psoríase.

Últimas 30 vagas em jogo para o Rio-2016 - Foto: Divulgação

Nadar no mar é ótimo para saúde – Foto: Divulgação

Em seu texto Alvarez ainda destaca que a água do mar pode ter outros benefícios a saúde, como ajudar no tratamento de pessoas que sofrem com problemas respiratórios como rinites alérgicas e sinusites. O médico afirma que estudos já indicaram que a água salgada reduz inflamações e irritações nas cavidades nasais e que pessoas que nadam frequentemente no mar ou vivem neste tipo de ambiente, como pescadores, por exemplo, tendem a ter sistemas respiratórios mais saudáveis. Recentemente vem aumento o número de piscinas que optam pela salinização ao invés do tradicional cloro, deixando a água dessa forma com uma sensação de leveza e bem-estar.

Por fim, Alvarez lembra que a água do mar é uma ótima sugestão para manutenção da saúde mental. O termalismo, que é a terapia da água, feito em água salgada ajuda no combate de sintomas de depressão e ansiedade. Outro tratamento que vem se tornando bastante comum na água do mar é a hidroterapia, terapia em água gelada, que é muito utilizada para reabilitação física. Portanto nadar no mar além de ser uma atividade bastante emocionante também é uma ótima ferramenta para sua saúde. Boas braçadas!

Por Guilherme Freitas

Tags

água salgada Águas abertas curiosidades natação no mar