Natação e aventura conheça o Red Bull Neptune Steps

Com um trajeto de 420 metros, a prova reúne cada vez mais fãs e apaixonados por aventura e adrenalina todos os anos

19/03/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Red Bull Neptune Steps - Foto: Red Bull/Divulgação
Red Bull Neptune Steps - Foto: Olaf Pignataro/Red Bull

Red Bull Neptune Steps - Foto: Olaf Pignataro/Red Bull

Red Bull Neptune Steps - Foto: Red Bull/Divulgação

A Red Bull, marca de bebida energética, tem no seu hall de competição criadas e patrocinadas em diversas modalidades, com destaque para o futebol com equipes em vários países e o automobilismo com duas equipes na Fórmula 1. Mas você sabia que a empresa austríaca também tem evento de natação? Trata-se da Neptune Steps.

O evento é uma mescla natação e aventura, que vem crescendo em número de fãs e participantes a cada edição. Na edição 2020 são esperados mais de mil atletas inscritos. A dinâmica consiste em uma prova de 420 metros realizada em águas abertas em um canal estreito com muito frio. Ao longo da prova os atletas têm o desafio de escalar muros com cordas e encarar quedas d’água geladas no rosto.

Parte do trajeto do Red Bull Neptune Steps – Foto: Red Bull/Divulgação

Inspirado pelos treinamentos militares, os nadadores precisam superar o sinuoso traçado do canal de Maryhill Locks em Glasgow, na Escócia. Eles devem escalar sete muros durante o trajeto, cada um com mais de 10 metros de altura usando uma escada de cordas. Logo no começo eles passam ainda por uma pequena cachoeira gelada que atinge o rosto dos competidores. O clima não costuma aliviar nos dias de prova com a temperatura normalmente não passando dos 10°C.

Na edição 2020 a novidade da prova será o acréscimo de mais um dia de disputa e a entrada de uma prova de duplas, podendo ser mista ou de atletas do mesmo gênero. Nesta prova em revezamento, o primeiro atleta larga e vai até metade do percurso quando então seu parceiro cai na água em busca da vitória na metade final da distância.

Red Bull Neptune Steps – Foto: Olaf Pignataro/Red Bull

Um dos prêmios para os três primeiros colocados da prova é um troféu especial no formato de um tridente, inspirado em Netuno, o Deus dos Mares. A competição deste ano seria realizada entre os dias 21 e 22 deste mês, no próximo fim de semana, mas devido a pandemia do COVID-19 será remarcada. Até o momento a organização ainda não definiu quais serão as novas datas. Para saber mais acesse o site do evento clicando aqui.

Tags

Águas abertas aventura natacao Neptune Steps Red Bull

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas