Novo recorde na Travessia do Leme ao Pontal!

Superando diversas adversidades climáticas, Glauco Rangel faz uma prova incrível e crava seu nome na história da ultramaratona

09/10/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Temos um novo recordista na travessia mais longa do país! Após batalhar durante 36 km contra fortes ventos e ondulações, o veterano nadador Glauco Rangel estabeleceu uma nova marca na categoria solo sem traje de neoprene: 7h13min39s. Um tempo fortíssimo, superando em quase 10 minutos a antiga marca de Alan Viana que havia sido estabelecida também este ano.

Se existe algum nadador capaz de encarar a dura ultramaratona nas águas do Rio de Janeiro este alguém é Glauco Rangel. Heptacampeão da Maratona Aquática 14 Bis, pódios da Travessia dos Fortes e multi campeão de diversas outras provas em águas abertas, Glauco é um dos maiores nomes e referências da modalidade no país. A Travessia do Leme ao Pontal era só mais uma conquista que faltava em seu currículo. Agora não fala mais.

Assista abaixo ao momento da chegada do nadador e as primeiras declarações do atleta ao chegar a praia:

E não foi uma prova fácil. As condições climáticas não foram nada favoráveis ao atleta que enfrentou ao longo do percurso muitas dificuldades. Mesmo assim, Glauco manteve um forte rimo de braçadas e velocidade que evidenciavam que o recorde estava a caminho. Nas primeiras 2 horas ele já havia nadado 10,4 km e com 4h30min já havia percorrido 22,8 km. E mais impressionante, que na metade da prova ele tinha um pace médio de 1min13s e nadava a 5 km/h! Uma performance realmente histórica.

Com essa travessia, Glauco passa a ser  o 18º nadador solo (seja com ou seu neoprene) a completar a prova que foi concluída pela primeira vez por Luiz Lima em 2008. A partir de 2016, Adherbal de Oliveira e Renato Ribeiro criaram a Leme to Pontal Swimming Association e passaram a organizar e coordenar as travessias na orla carioca. Desde então dezenas de nadadores de do país encararam o desafio de forma individual ou coletiva. Para mais informações acesse aqui site oficial da LPSA para ver detalhes, curiosidades, recordes e todos os desafios já realizados.

Tags

Águas abertas Glauco Rangel Leme ao Pontal natacao Rio de Janeiro ultramaratona aquática

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas