Novos recordes na Maratona Aquática 14 Bis!

Luiz Felipe Lebeis e Rafaela Monilly foram os campeões da tradicional ultramaratona aquática com novas marcas

11/11/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Maratona Aquática 14 Bis - Foto: Reprodução
Pódio feminino da edição 2019 da 14 Bis - Foto: Instagram/Vitoria Farabulini

Pódio feminino da edição 2019 da 14 Bis - Foto: Instagram/Vitoria Farabulini

Maratona Aquática 14 Bis - Foto: Reprodução

A 52ª edição da Maratona Aquática 14 Bis, disputada no último sábado (9) no litoral norte de São Paulo, ficará marcada como uma das mais fortes de todos os tempos. Com 24 km de percurso e tendo largada próxima ao Forte São João em Bertioga e chegada na Base Aérea de Santos, a ultramaratona registrou dois novos recordes de campeonato.

O carioca Luiz Felipe Lebeis era o grande favorito a vitória. Atual campeão, Lebeis vinha de uma vitória no Desafios Aquaman e estava motivado em obter mais um resultado positivo. O nadador da AcquaRunners/Coach Larissa Clair conseguiu sempre se manter a frente dos demais atletas, abrindo vantagem, aproveitando a corrente e tendo como principal adversário o cronômetro, ou melhor, o recorde de Marcos Campos em vigor desde 2012.

E por apenas 57 segundos, Lebeis conseguiu e estabeleceu uma nova marca na prova masculina da 14 Bis: 4h21min38s. A cereja do bolo para celebrar ainda mais o bicampeonato da prova de águas abertas mais tradicional do país. O pódio geral no masculino ainda teve outro carioca na segunda colocação: Carlos Rosa, do Vasco da Gama/Navegantes com 4h31min48s. Marcos Fraccaro, da Samir Barel Assessoria Aquática, completou o pódio e terceiro lugar com 4h35min28s.

Pódio masculino da edição 2019 da 14 Bis – Foto: Instagram/Renato Ribeiro

Já na prova feminina também tivemos uma nova marca de campeonato caindo nesta edição. E foi uma performance bastante expressiva da jovem Rafaela Monilly, que sagrou-se campeã da travessia pela primeira vez na carreira. A jovem atleta de 18 anos de idade imprimiu um ritmo muito forte no decorrer do percurso aproveitando a corrente e disparou, abrindo frente e ultrapassando diversos nadadores da categoria masculina pelo caminho.

Rafaela superou com folga o antigo recorde da tricampeã Thaís Sant’Ana que em 2012 havia vencido com 4h47min16s. Dessa vez, a atleta da Equipe de Caraguatatuba nadou para 4h35min15s e terminou com a terceira mais veloz entre todas as categorias. Vitoria Farabulini da Samir Barel Assessoria Aquática, outra jovem revelação da modalidade, subiu ao pódio na segunda colocação com o tempo de 5h05min01s. O pódio foi completado por Larissa Morato da CTE UFMG/Vem Nadar na terceira colocação com 5h12min03s.

Pódio feminino da edição 2019 da 14 Bis – Foto: Instagram/Vitoria Farabulini

Realizada pela primeira vez em 1970 com a vitória de Mário Jorge Bello, a Maratona Aquática 14 Bis passou a ser realizada todos os anos, com exceção de 1984 quando a prova não foi realizada. A partir do ano 2000 os organizadores adotaram a divisão entre homens e mulheres.

A prova foi realizada pela Associação 14 Bis  com o apoio do Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, da Praticagem de Santos, do Grupamento de Bombeiros Marítimos e das prefeituras de Bertioga e Guarujá. O resultado completo da prova será disponibilizado em breve no site oficial da 14 Bis: travessia14bis.com.br/.

Tags

Águas abertas Associação 14 Bis Luiz Felipe Lebeis Maratona Aquática 14 Bis natacao Rafaela Monilly

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas