Energia em forma de gel

Saiba a forma correta de utilizar os sachês de carboidratos em gel e também por que esse produto é importante no treinamento

23/08/2019 - Renê Leite

Facebook Twitter

Os sachês de carboidrato em gel foram desenvolvidos para repor ou fornecer a energia gasta durante atividades físicas. O produto revolucionou o meio esportivo, elevando a qualidade dos treinamentos e também das competições, principalmente em provas de águas abertas onde nadadores consomem o gel durante parte do percurso.

Um formulado de carboidratos simples (rápida absorção) junto a carboidratos complexos (absorção mais lenta) garante energia durante toda a fase de execução de exercícios, assim como na reposição pós-treino, evitando perda de músculos e facilitando o descanso do atleta. Essas substâncias evitam lesões, desgastes desnecessários e estresse esportivo (overtraining). Muitos hoje vêm acrescidos de aminoácidos, que ajudam na reposição muscular, e sódio, que ajuda a evitar fadiga e câimbras.

É necessário que se avalie a refeição pré-treino, considerando o horário em que foi realizada e o tipo de alimento consumido. O uso desses saches é dispensável para quem já usa consome carboidrato líquido durante o treinamento (maltodextrina), assim como em treinos inferiores a 45 minutos, a não ser que seja de intensidade elevada. Por isso a importância de se consultar nutricionista para uso correto dos produtos.

Uma estratégia muito bem usada, que poucos atletas utilizam, é o uso fracionado durante séries de intensidade alta, utilizando metade do sachê a cada tiro forte (máximo) Ou a cada final de série. Exemplo: três séries de 3x50m.

É importante que o gel seja usado juntamente com água gelada para facilitar absorção e evitar possíveis problemas gastrointestinais por alta concentração. Mais uma vez é necessário ter muita atenção à adequação do produto. Consulte um profissional da área de nutrição, pois o uso indevido pode causar problemas de mal-estar ao invés de ajudar a melhorar o rendimento na piscina.

Utilize os sachês de gel com responsabilidade e tenha um ótimo treino!

Renê Leite

Nutricionista especialista em Fisiologia e Biomecânica do Exercício.