O calendário da natação em 2020 – parte 2

Confira agora os principais eventos da temporada de natação amadora, masters e de águas abertas de 2020

03/01/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Rei e Rainha do Mar - Foto: Gilvan Souza
Travessia do Canal de Ilhabela - Foto: Ale Socci

Travessia do Canal de Ilhabela - Foto: Ale Socci

Rei e Rainha do Mar - Foto: Gilvan Souza

Ontem apresentamos aqui os destaques do calendário profissional e internacional da natação. Hoje iremos destacar aqui os principais eventos de águas abertas e natação master que vão acontecer neste novo ano que se inicia. Lembrando que alguns eventos ainda não definiram as datas de suas competições.

O primeiro mês do ano será o do pontapé inicial dos circuitos Maratona Aquática e Gaivotas Eventos, ambos com dez etapas sendo realizadas ao longo da temporada no litoral de São Paulo. Também acontece em janeiro o Desafio Mais Travessias em Cidreira, que é organizado pela empresa de mesmo nome dona do Circuito VIVA RS 2019/20 que retorna em março.

Aloha Spirit Festival – Foto: Reprodução

Em fevereiro rola mais uma edição do Aloha Spirit Alcatrazes Swim, prova especial com os melhores nadadores do Aloha Spirit de 2019 e também duas provas que tem inscrições abertas na SWIM CHANNEL: o Desafio Montão de Trigo e o Revezamento 10 km Natação. Também neste mês tem a terceira etapa do Circuito Mares 2019/20 que será disputado em São Sebastião no dia 16.

O Desafio Rei e Rainha do Mar já definiu a data da sua primeira etapa do ano, o dia 22 de março, tendo a Praia do Leblon no Rio de Janeiro como palco de disputas. No mesmo fim de semana tem início a temporada do Aloha Spirit Festival em Ilhabela. A competição terá ao todo quatro etapas em 2020. O mês ainda terá o XXIV Mais Mais Masters de Natação em Belo Horizonte e a tão aguardada edição de Capitólio do Desafios Aquaman.

Circuito Mares 2019/2020 – Foto: Reprodução

Abril é um mês importante do calendário de provas com o início do circuito XTERRA Swim Challenge em Mangaratiba, além da tradicional Volta do Parcel, a Ultramaratona do Rio Itapanhaú e a Maratona Aquática na Ilha do Mel. No mês também ocorre a 3ª Volta ao Arquipélago de Alcatrazes e chega ao fim a temporada 2019/20 do Circuito VIVA RS. E para os masters o destaque é a 65° Campeonato Brasileiro de Masters de Natação em Santos.

Encerrando o primeiro semestre teremos o Rio Negro Challenge, que tem a primeira de três etapas em Manaus no dia 3 de maio. As atenções também se voltam para o sul, mais precisamente para a Ilha do Mel onde vai acontecer o Desafio Por do Sol, com uma ultramaratona de 45 km no dia 30 de maio. Em junho termina a temporada 2019/20 do Circuito Mares e em julho acontece mais uma edição do Desafio do Cassó, nas paradisíacas águas de Primeira Cruz, no Maranhão.

Atletas em ação no Rio Negro Challenge – Foto: Alcides Netto

No segundo semestre além das etapas finais de circuitos nacionais, regionais e estaduais, haverá outras provas especiais. Caso da XXVII Copa Brasil Masters de Natação em Recife  nos dias 12 e 13 de setembro, da etapa de Cocanha, em Caraguatatuba, do Desafios Aquaman em 17 e 18 de outubro e da 66ª edição do Campeonato Brasileiro de Masters de Natação em Fortaleza entre os dias 5 e 8 de novembro.

Nos dois últimos meses do ano é também época de grandes provas do calendário nacional de caso da Travessia do Canal de Ilhabela em 8 de novembro, da Travessia em revezamento Caraguá-Ilhabela no dia 21 de novembro, da Travessia Fuga das Ilhas em 6 de dezembro e da etapa final do Rei e Rainha do Mar em Copacabana, que ainda não tem data definida, assim como a tradicional Maratona Aquática 14 Bis.

A relação completa de eventos já confirmados para 2020 pode ser acessada aqui. Assim que outros eventos forem confirmando suas datas e locais, iremos adicionar as informações na SWIM CHANNEL.

Tags

Águas abertas calendário 2020 natacao natação masters

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas