“O grande ouro vs o grande branco”

22/07/2017

Facebook Twitter

Phelps durante as gravações do Shark Week – Foto: Discovery Channel/Reprodução

É este o nome de um dos desafios mais inusitados dos últimos anos. Michael Phelps, dono de 28 medalhas olímpicas, vai encarar neste domingo provavelmente o adversário mais veloz que já cruzou o seu caminho. O nadador foi até a África do Sul nadar contra um gigante tubarão branco para saber quem percorrerá 100 metros mais rápido.

Em condições normais não haveria nem graça. Porém, o maior medalhista olímpico de todos os tempos terá um aliado nesta disputa. Phelps vai utilizar uma nadadeira monofins especial com uma sapatilha que aumentará sua velocidade na água, além de um wetsuit para ajudá-lo a ter maior deslize. Especialistas estimam que o nadador atingirá 9 km/h durante os 100 metros de disputa sem auxílio de acessórios. Com as ferramentas especiais Phelps poderá dobrar sua velocidade chegando até a 18 km/h. (Veja detalhes no vídeo abaixo)

Mesmo com toda essa parafernalha o tubarão branco ainda leva vantagem. Esse gigantesco animal consegue nadar em média 20 km/h e quando esta caçando chega até a 40 km/h. Mesmo sendo Michael Phelps são poucos os que acreditam que o nadador conseguirá superar o tubarão. O especialista em tubarões brancos  Craig Anderson, disse que Phelps não conseguirá superar o tubarão porque teria que fazer um esforço sobre-humano. E Ryan Lochte já disse que seu amigo não tem a mínima chance de ganhar.

O desafio já foi gravado e vai ao ar neste domingo no Canal Discovery Channel. Ele faz parte da tradicional “Shark Week”, atração que o canal exibe desde a década de 1980 com diversos programas sobre tubarões. O desafio de Phelps abre a programação especial do Discovery Channel e deverá ter transmissão para todo o mundo através do live streaming e das redes socais da emissora da TV.

Por Guilherme Freitas

Tags

curiosidade Discovery Channel Michael Phelps natacao tubarão branco