O legado de Thiago Pereira

Troféu que leva o nome do medalhista olímpico será realizado em cinco etapas durante o ano e promoverá inclusão social através do esporte

22/03/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Thiago Pereira - Foto: Reprodução

Thiago Pereira - Foto: Reprodução

Ao anunciar que deixaria a natação competitiva no começo do ano passado, Thiago Pereira anunciou que gostaria de deixar um legado de sua brilhante carreira esportiva para as futuras gerações. Parte deste legado poderá ser visto no próximo domingo na piscina do Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo. Trata-se da primeira etapa do Troféu Thiago Pereira, evento idealizado pelo medalhista olímpico e que a partir deste ano será disputado em formato de circuito com cinco etapas pelo estado de São Paulo em parceria com a Federação Aquática Paulista.

A competição será aberta para nadadores das categorias pré-mirim (8 anos) até júnior (19 anos) com provas de 50 metros nos quatro estilos a serem disputadas durante todo o dia. Ao término das quatro etapas (veja datas e locais no fim do texto) os melhores atletas disputarão em setembro uma super final. O diferencial é o critério de classificação dos finalistas que serão ao todo 16 atletas. A cada etapa os três melhores colocados de cada categoria se classificam automaticamente para a grande final totalizando 12 nadadores. Os demais quatro classificados serão conhecidos através da soma dos quatro melhores tempos nas provas de 50 metros livre, costas, peito e borboleta (detalhes no vídeo abaixo).

 

O Troféu Thiago Pereira também promoverá a inclusão através do esporte. Atletas paralímpicos e com síndrome de down nadarão as mesmas provas dos atletas convencionais, porém, em uma categoria a parte e com premiação especial. O motivo é  justamente superar barreiras e mostrar que o esporte é uma ótima ferramenta de inclusão social. Outra curiosidade é incentivar todos a nadar os quatro estilos valorizando a versatilidade e o nado medley. O evento tem ainda o apoio da FAP que fará toda a arbitragem e a contabilização dos resultados de todas as etapas. Todos os participantes além da medalha de participação e touca alusiva do torneio, também receberão um certificado assinado pelo próprio Thiago.

Confira as datas e locais das etapas do Troféu Thiago Pereira
25/03: 1ª etapa em São Paulo (SP)
12/05: 2ª etapa em Americana (SP)
26/05: 3ª etapa em Ribeirão Preto (SP)
11/08: 4ª etapa em São José dos Campos (SP)
29/09: Super final em São Paulo (SP)

Tags

esporte Federação Aquática Paulista inclusão social natacao Thiago Pereira Troféu Thiago Pereira

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas