O que é o Aquanex?

Conheça um pouco mais sobre o mais famoso sistema de análise biomecânica e que está presente no Centro Aquático SWIM CHANNEL

04/08/2020 - Carlos Cesar Costa

Facebook Twitter
Análise biomecânica com Aquanex - Foto: Reprodução
Análise biomecânica com Victor Colonese - Foto: SWIM CHANNEL

Análise biomecânica com Victor Colonese - Foto: SWIM CHANNEL

Análise biomecânica com Aquanex - Foto: Reprodução

Melhorar a técnica de nado é algo que todo o atleta busca para conseguir ser cada vez mais veloz dentro d’água e obter melhores resultados. Buscando auxiliar estes nadadores foi desenvolvido após mais de 25 anos de estudos e pesquisa o sistema Aquanex.

Criado pelo Dr. Rod Havriluk, Phd em movimento humano e professor-adjunto da Florida State University, o sistema Aquanex faz uma análise completa da força de um movimento subaquático sincronizado através de uma filmagem embaixo d’água. O aparelho pode ser utilizado para natação, remo ou exercícios aquáticos.

O programa, que é utilizado por milhares de nadadores e triatletas ao redor do mundo, leva menos de dez minutos para analisar um nadador nos quatro estilos. A reprodução dos dados de vídeo e força da mão mostra exatamente onde um nadador está tirando vantagem da sua força e onde ele esta a perdendo ou desperdiçando tempo.

Análise biomecânica com Victor Colonese – Foto: SWIM CHANNEL

Pesquisas comprovam que a posição do corpo na água e a força exercida pela mão na braçada estão relacionadas com a velocidade do nadador. O Aquanex avalia a posição do corpo e mensura a força da mão, orientando para a melhora da técnica.

Para a avaliação, o nadador “veste” dois sensores, um em cada mão. E há também a possibilidade de utilizar até oito sensores pelo corpo. Eles captam a força de cada mão em tempo real gerando um gráfico da força dos nadadores e por meio dele, é feita a análise de cada atleta.

Os sensores são conectados por cabos, que são ligados a uma câmera subaquática ligada a um computador via USB. Todas as informações e imagens são capturadas e transferidas para o programa que automaticamente faz a leitura e exibe os gráficos. Através desses gráficos é realizada a análise dos nados com grande precisão, ficando muito fácil visualizar os pontos fortes e fracos de cada nado e de cada atleta.

O aparelho Aquanex – Foto: Reprodução

A combinação única da metodologia de ensino e a comprovada tecnologia de análise biomecânica e como ela se relaciona com a eficiência da força, garantem a mais precisa informação para melhoria do estilo. Os nadadores podem mais facilmente entender as correções de seus nados e porque as mudanças são necessárias.

O programa completo conta também com Mona, uma modelo biomecânica que foi projetada para nadar com a técnica perfeita. Pesquisas mostram que até mesmo os nadadores mais rápidos do mundo têm limitações técnicas que podem ser corrigidas com a aplicação do Aquanex/Mona.

Se você pensou que o sistema Aquanex só pode ser utilizado por atletas de elite mundial, se enganou. Todos os níveis de nadadores podem se beneficiar do sistema, afinal, a natação competitiva é um esporte desafiante, onde os vencedores são determinados por fração de segundos e a diferença é constantemente uma combinação que envolve técnica, treinamento e motivação pessoal.

Carlos Cesar Costa – Foto: Arquivo pessoal

De acordo com o Dr. Rod Havriluk, e comprovado por pesquisas, ninguém nada mais rápido no mundo do que Mona já que os nados dela são baseados em cálculos matemáticos. Dessa forma, a visualização do nado e da técnica perfeita fica muito mais fácil.

Caso você esteja pronto para novas experiências o sistema Aquanex pode ser um grande auxílio em sua estratégia para nadar mais rápido. Você pode agendar testes com o Aquanex no Centro Aquático da SWIM CHANNEL, local que oferece estrutura e profissionais capacitados para operar este acessório tecnológico através do e-mail centroaquatico@swimchannel.com.br.

Tags

análise biomecânica aquanex Carlos Cesar Costa Centro Aquático Swim Channel natacao

Carlos Cesar Costa

Técnico de natação e pós-graduando em Biomecânica da Atividade Física e Lazer

Notícias relacionadas