O que são os Jogos da Commonwealth?

21ª edição do evento reunirá 71 países em Gold Coast, na Austrália, e terá a natação como um dos principais destaques

02/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Susie O'Neill é a maior medalhista da natação com 15 medalhas - Foto: Reprodução
Ian Thorpe tem 10 medalhas de ouro nos Jogos - Foto: Getty Images

Ian Thorpe tem 10 medalhas de ouro nos Jogos - Foto: Getty Images

Susie O'Neill é a maior medalhista da natação com 15 medalhas - Foto: Reprodução

Começa na próxima quinta-feira mais uma edição de um dos eventos esportivos mais antigos e tradicionais do mundo: os Jogos da Commonwealth, na cidade australiana de Gold Coast. Muita gente já ouviu falar neste evento com nome esquisito e que reúne diversas nações de língua inglesa e colônias britânicas. Mas afinal, o que realmente são esses jogos?

Em 1911, durante o Festival do Império Britânico em Londres para celebrar a coroação do Rei George V, aconteceu uma disputa esportiva entre Austrália, Canadá, África do Sul e Reino Unido competindo em quatro modalidades: boxe, lutas, natação e atletismo. Desta experiência nasceram os Jogos do Império Britânico, que tiveram sua primeira edição em 1930 na cidade canadense de Hamilton. Inicialmente apenas países membros do Império Britânico podiam disputar o evento, mas com o passar dos anos ele foi se expandindo até adotar o nome e formato atual que conhecemos.

Hoje os Jogos da Commonwealth reúnem os membros da Commonwealth of Nations, (Comunidade de Nações em português), que é uma organização intergovernamental composta por 53 países-membros independentes que já fizeram parte do Império Britânico, com exceção de Moçambique e Ruanda. Porém, atualmente a Comunidade de Nações conta com 71 membros, entre países e territórios ultramarinos.

Uma das principais características dos Jogos da Commonwealth é a alternância de eventos a cada edição. O regulamento exige que seja disputado um mínimo de dez esportes e um máximo de 17. Este ano porém, serão realizados atividades de 18 modalidades. Isso ocorre porque o Comitê Organizador pode solicitar a inclusão de um esporte adicional que em 2018 será o vôlei de praia. Na competição também ocorrem disputas para atletas paralímpicos em várias modalidades.

A natação, ao lado de outros nove esportes, faz parte de uma lista nobre e deve ser sempre disputada nos Jogos da Commonwealth. Uma curiosidade referente a natação é que ao invés de dois atletas por país, como acontece em Jogos Olímpicos e Mundiais da Fina, aqui podem nadar até três atletas de um mesmo país por prova.

Por ser um evento muito tradicional, um título nos Jogos da Commonwealth é algo muito importante e de alto valor. Por isso veremos nas piscinas força máxima entre os países envolvidos. Priorizar esses Jogos não é nenhuma novidade quando olhamos para o passado. Um exemplo foi a edição de 2002 na cidade inglesa de Manchester, quando Ian Thorpe estabeleceu o lendário recorde mundial nos 400m livre. Os 3min40s08 perduraram até a era dos trajes tecnológicos só sendo superados pelo alemão Paul Biedermann por um mísero centésimo no Mundial de Roma em 2009 (confira o vídeo abaixo).

Entre os nomes que estarão presentes na piscina de Gold Coast teremos muitos campeões olímpicos e mundiais como Adam Peaty, Cate Campbell, Chad Le Clos, Kylie Masse, Kyle Chalmers , entre outros. Embora australianos e canadenses ainda tenham pela frente o Pan-Pacífico onde vão encarar a poderosa seleção americana, além de Japão e Brasil e os ingleses estarão em ação no Campeonato Europeu contra alemães, russos, húngaros e franceses, os Jogos da Commonwealth não ficam em momento algum como um plano B. Uma grande expectativa para ótimas performances.

Tags

Austrália Gold Coast Jogos da Commonwealth Jogos do Império Britânico natacao natação paralímpica

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas