Roma

O que vem por ai nas competições profissionais de 2021?

Além dos Jogos Olímpicos em Tóquio calendário terá diversos eventos de alto nível e um Mundial de piscina curta

06/01/2021 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Os anéis olímpicos - Foto: Getty Images
Aneis olímpicos - Foto: Reprodução

Aneis olímpicos - Foto: Reprodução

Os anéis olímpicos - Foto: Getty Images

A temporada 2021 de natação profissional promete fortes emoções, afinal, o  maior evento esportivo do mundo será realizado este ano: os Jogos Olímpicos de Tóquio, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Será a primeira vez na história que uma edição não acontece no período de quatro anos, já que o evento em 2020 foi adiado devido a pandemia do COVID-19. No Japão estarão em ação as maiores estrelas do esporte mundial, mas não se sabe quais serão as medidas sobre público que o COI irá adotar.

Logo após as Olimpíadas, Tóquio recebe outro grande evento: os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro. Assim como a edição olímpica, o evento paralímpico será disputado pela primeira vez fora do ciclo de quatro anos. Entre as atrações estará o nadador brasileiro Daniel Dias que busca chegar ao incrível número de 30 medalhas paralímpicas.

Vista do Centro Aquático de Tóquio – Foto: Reprodução

A FINA também já confirmou seu calendário com destaque para o Campeonato Mundial de piscina curta de Abu Dhabi, transferido de dezembro de 2020 para dezembro deste ano. A Copa do Mundo também já tem seis etapas confirmadas na Europa e Ásia em um giro rápido nos meses de setembro e outubro. Já a versão em águas abertas, o Marathon Swim World Series tem dez paradas ao redor do mundo entre março e outubro.

Outros eventos internacionais que vão acontecer em 2021 são o Campeonato Europeu entre os dias 10 e 23 de maio na Duna Arena, em Budapeste, na Hungria; a Universíade entre os dias 18 e 29 de agosto em Chengdou, na China, o Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas nos dias 22 a 24 de agosto em Seychelles, o Campeonato Sul-Americano Absoluto entre 16 e 19 de março em Buenos Aires, Argentina e a versão juvenil entre 31 de outubro e 14 de novembro em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.

Vista do Parque Aquático Maria Lenk – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Entre os eventos nacionais muitas seletivas olímpicas já marcadas entre os meses de março e junho com destaque para Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Canadá. O Brasil fará a sua entre os dias 19 e 24 de abril no Parque Aquático Maria Lenk, durante o Troféu Brasil. Já as seletivas olímpicas das águas abertas acontecem em 6 e 7 de março (a nacional que vai apontar os dois brasileiros para o pré-olímpico) e em 29 e 30 de maio (a mundial que vai definir os últimos classificados).

O calendário nacional da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) com as demais competições deve ser anunciado no decorrer de janeiro. Devido a pandemia do COVID-19, a entidade suspendeu todas as competições do primeiro mês de 2021. Clique aqui e vejas as principais competições internacionais já confirmadas para 2021 no calendário SWIM CHANNEL.

Tags

Águas abertas calendário Jogos Olímpicos natacao

Notícias relacionadas