Os critérios de convocação para as seleções brasileiras

A CBDA definiu as bases de convocação para os principais eventos internacionais da temporada. Confira abaixo todos eles.

28/02/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
CBDA já definiu critério de convocação de quatro eventos - Foto: Erich Schlegel/USA Today

CBDA já definiu critério de convocação de quatro eventos - Foto: Erich Schlegel/USA Today

Organização. Talvez essa seja a melhor palavra para definir a estratégia da nova gestão Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) quando o assunto é convocação e definição das seleções brasileiras de natação para competições internacionais. No passado era comum acontecerem diversas seletivas para um único evento, mudando os convocados para a equipe constantemente. Agora as seletivas irão ocorrer apenas uma vez. Nas últimas semanas a entidade, que realiza sua eleição nesta quarta-feira, divulgou boletins informativos com critérios de convocações. Confira abaixo um resumo de todos eles:

Campeonato Pan-Pacífico

Esta é a principal competição de piscina longa da temporada para os atletas brasileiros. A CBDA definiu que levará 16 nadadores para o Pan-Pacífico que será disputado entre 9 e 13 de agosto, em Tóquio (Japão). Desse total quatro vagas já estão certas e serão preenchidas pelos melhores atletas na prova de 100m livre masculino. A entidade já havia anunciado que iria privilegiar o time do 4x100m livre que é potencial candidato a medalha olímpica nos Jogos de Tóquio-2020. As demais 12 vagas serão distribuídas entre os melhores colocados no ranking mundial de provas olímpicas. A seletiva única será o Troféu Brasil/Maria Lenk em abril.

 

Campeonato Sul-Americano Absoluto

Considerado como um evento de menor importância, a competição será disputada por uma equipe B da seleção brasileira. De acordo com o boletim da CBDA, atletas que forem ao Pan-Pacífico não poderão disputar o evento. A justificativa é não sobrecarregar os nadadores e dar oportunidade para outros poderem disputar competições internacionais e ganhar experiência. Ao todo serão 28 convocados, sendo 14 de cada sexo. Novamente Troféu Brasil/Maria Lenk será a seletiva única para o Sul-Americano e o campeão ou melhor colocado de cada prova nas distâncias olímpicas será automaticamente convocado para a equipe. O Campeonato Sul-Americano será realizado entre os dias 7 a 11 de novembro na cidade peruana de Trujillo.

Jogos Olímpicos da Juventude

Novamente o Brasil poderá levar oito atletas (número máximo de convocados) para o evento devido a sua colocação por equipe no Campeonato Mundial de Budapeste ano passado. Serão quatro nadadores e quatro nadadoras com idades variando de 15 a 18 anos. O Troféu Brasil/Maria Lenk de novo será a seletiva única para esta competição que vai considerar apenas os tempos obtidos pelos nadadores nas eliminatórias, já que são poucos os conseguem chegar as finais. A terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude acontecerá entre 6 e 18 de outubro na capital argentina de Buenos Aires.

 

Jogos Sul-Americanos do ODESUR

A seleção que disputará a competição do ODESUR (Organização de Esportes Sul-Americanos) em Cochabamba (Bolívia), 27 a 30 de maio já foi convocada no final do ano passado. A CBDA optou por levar uma equipe júnior, com atletas menores de 20 anos visando dar mais chances para os nadadores representarem o país. Ao todo foram chamados 20 nadadores, sendo 10 de cada sexo. Entre os destaques estão a olímpica Gabrielle Roncatto e o recordista sul-americano nos 1500m livre Guilherme Costa.

 

Campeonato Mundial de piscina curta

A competição que fecha a temporada internacional de 2018 vai ser realizada na cidade chinesa de Hangzhou entre os dias 11 e 16 de dezembro. Os critérios de convocação ainda não foram definidos, porém, o local de seletiva única sim. Será o Troféu José Finkel em agosto. Provavelmente a CBDA deverá chamar 16 atletas por ranking internacional ou por índice técnico.

Tags

Campeonato Pan-Pacífico CBDA natacao seleção brasileira Troféu Brasil Troféu José Finkel Troféu Maria Lenk

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas