Os maiores vencedores da Maratona Aquática 14 Bis

Glauco Rangel e Elaine C. Francisco são os maiores vencedores da mais tradicional prova de águas abertas do Brasil

10/10/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Travessia 14 Bis - Foto: Jacqueline Dalia
Glauco Rangel - Foto: Reprodução

Glauco Rangel - Foto: Reprodução

Travessia 14 Bis - Foto: Jacqueline Dalia

A 51ª edição da Maratona Aquática 14 Bis está chegando. No dia 1º de dezembro os atletas participarão de uma das mais tradicionais travessias do Brasil. Com inscrições abertas no site da SWIM CHANNEL, a prova é considerada uma das mais antigas do país e todos os anos atrai dezenas de apaixonados pela ultramaratona aquática.

A 14 Bis possui aproximadamente 24 km com percurso entre o Forte São João em Bertioga e a Base Aérea de Santos  (BAST), já coroou grandes nomes das águas abertas do país. A travessia é realizada desde 1970 e teve entre seus campeões nomes como Matheus  Evangelista, Thaís Sant’Ana, Marcos Campos, Raul Porto e Samir Barel. Catarina Ganzeli e Artur Pedroza são os atuais campeões.

No feminino Elaine C. Francisco possui cinco campeonatos nos anos de 1987, 1988, 1990, 1992 e 1993, sendo que todos foram na época onde não havia distinção de gênero como campeão geral (homens e mulheres nadavam em uma categoria única). Entre homens Glauco Rangel é o maior campeão da prova. Foram sete vitórias nos anos de 1998, 2000, 2001, 2002, 2007, 2009 e 2011.

Glauco é um dos mais vitoriosos atletas de maratona aquática do Brasil. Nesta terça-feira (09) ele completou a Travessia do Leme ao Pontal no Rio de Janeiro (veja mais detalhes aqui). Na prova de 36 km o nadador estabeleceu uma nova marca na categoria solo sem traje de neoprene com o tempo de 7h13min39s.

Glauco Rangel é heptacampeão da Maratona Aquática 14 Bis – Foto: Reprodução

O melhor tempo de Glauco em uma 14 Bis é de 4h52min25s em 2002. Na época ele foi o primeiro homem a nadar o percurso abaixo de 5 horas e estabeleceu o recorde da ultramaratona. A melhor marca da história na prova é de Marcos Campos que completou a distância em 4h22min35 no ano de 2012.

Neste ano o KIT será composto por uma camiseta para o atleta, uma camiseta para seu apoio, uma touca de silicone, uma sacola, um decalque numérico para o braço do nadador e um número de peito para o apoio. Haverá entregas de medalhas e certificados de participação. O valor da inscrição do atual lote está R$ 180 para atletas gerais e militares. Os participantes com mais de 60 anos e PCD (portadores de deficiência) possuem desconto de 50%.

Para mais detalhes sobre as datas de virada de lote e valores consulte o regulamento do evento clicando aqui.  Organizada pela  Associação 14 Bis, o evento tem apoio do Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, da Praticagem de Santos, do Grupamento de Bombeiros Marítimos e das Prefeituras de Bertioga e Guarujá.

Tags

Águas abertas Glauco Rangel Maratona Aquática 14 Bis natacao recorde

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas