Os nadadores quarentões em Jogos Olímpicos

Até hoje apenas três nadadores acima dos 40 anos se classificaram para os Jogos; Nicholas Santos pode aumentar esta lista no próximo ano

20/04/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Nicholas Santos - Foto:  Satiro Sodré
Dara Torres - Foto: Getty Images

Dara Torres - Foto: Getty Images

Nicholas Santos - Foto: Satiro Sodré

Participar de uma edição dos Jogos Olímpicos requer sacrifícios para todos os atletas. Agora participar de uma edição em uma idade mais avançada requer ainda mais treinamentos, foco e cuidados com a saúde. Até hoje na história da natação existem três atletas acima dos 40 anos de idade que conseguiram se classificar para uma edição olímpica: William Henry, Bartholomeus Roodenburch e Dara Torres.

O britânico William Henry disputou os Jogos de Paris em 1900, aos 41 anos. O nadador disputou as provas de natação e também fez parte do time britânico de polo aquático, sendo campeão olímpico naquele ano. Henry nadou também os Jogos Olímpicos Intercalados de 1906,  uma edição extraordinária dos Jogos Olímpicos de comemoração ao décimo aniversário do recomeço dos Jogos em 1896.

William Henry – Foto: Reprodução

Esta edição não é considerada oficial pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e nela Henry nadou a competição aos 46 anos e 304 dias! No evento que ocorreu em Atenas, ele disputou três provas: os 4.000m livre, os 200 metros com barreira e o revezamento 4×250m livre. Após uma vitoriosa carreira Henry, que faleceu em 1928, entrou para o Hall da Fama da Natação Internacional em 1974.

O segundo nadador quarentão a disputar uma edição olímpica na natação foi Bartholomeus Roodenburch, natural de Amsterdã, na Holanda. Há poucos registros sobre a carreira de Roodenburch, mas sabe-se que ele competiu nos Jogos Olímpicos de Londres-1908 aos 42 anos de idade. O holandês nadou apenas a prova dos 100m costas e parou nas eliminatórias terminando em 13º lugar com o tempo de 1min36s2.

Dara Torres – Foto: Reprodução

Por fim, a terceira atleta com mais de 40 anos a disputar a natação olímpica é a mais condecorada e famosa: Dara Torres. Presente nos Jogos de Los-Angeles-1984, Seul-1988, Barcelona-1992 e Sydney-2000, Dara já havia conquistado nove medalhas. Após os Jogos de Sydney resolveu se aposentar aos 33 anos. Porém, retornou as piscinas após o nascimento de seu filho para tentar uma vaga no time olímpico para os Jogos de Pequim-2008.

Após uma ótima campanha na seletiva nacional, Dara obteve vaga para nadar três provas em Pequim aos 41 anos, cinco meses e 12 dias. Na China adicionou mais três medalhas a sua coleção, tendo sido prata nos 50m livre e com os revezamentos 4×100m livre e 4×100m medley. Ela ainda tentou uma classificação para os Jogos de Londres-2012, aos 45 anos, mas parou na seletiva americana e deu adeus ao sonho da sexta Olimpíada.

Nicholas Santos – Foto: Satiro Sodré

Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, esse número de atletas quarentões poderá aumentar. Dois velocistas estão treinando e buscando o sonho de novamente nadar uma edição olímpica: Nicholas Santos e Roland Schoeman. Ambos terão 41 anos de idade quando as Olimpíadas de Tóquio começarem ano que vem e buscam atingir o índice na mesma prova, os 50m livre.

O brasileiro pode se tornar ainda o atleta mais velho do país a nadar uma Olimpíada batendo a marca de Fabiola Molina, que nadou em Londres-2012 aos 37 anos e 69 dias de idade.

Tags

curiosidade Dara Torres Jogos Olímpicos natacao Nicholas Santos Roland Schoeman

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas