Os percursos da Travessia do Canal de Ilhabela

A ser realizada pela quinta vez em sua história, a prova no litoral norte paulista pode ser disputada em até três trajetos diferentes

15/10/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

No dia 2 de dezembro acontece a 5ª edição da Travessia do Canal de Ilhabela, prova de águas abertas que cresce a cada ano e firma-se como um dos eventos mais procurados pelos atletas da modalidade no Brasil. Com 3,8 km (mesma distância da natação na disputa de triatlo do Ironman) a prova foi inspirada na lendária Travessia do Canal da Mancha e tem algumas particularidades em comparação a famosa prova disputada no estreito de água que separa a Inglaterra da França. A começar pelo fato dos nadadores poderem fazer a prova em até três percursos diferentes, que serão apresentados logo abaixo.

 

Mapa do percurso sul da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Percurso sul

Considerado como o principal da travessia, foi percorrido apenas na primeira edição em 2014. É realizado quando o vento está muito forte de sul e tem aproximadamente mil metros acompanhando o oleoduto onde o nadador não enfrenta as influências das correntes ou ventos de sul. A partir deste ponto ele pega uma diagonal compensatória até a praia da chegada.

 

Mapa do percurso leste da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Percurso leste

Acontece quando o vento está forte de leste e foi o trajeto escolhido para as edições de 2015 e 2016. O vento de leste é normalmente muito forte e exige boa preparação física do nadador, principalmente para encarar os primeiros metros de prova. É comum o vento ser de leste e corrente de sul, tornando este percurso desafiador, podendo fazer o atleta nadar em “S” ao invés da linha reta.

 

Mapa do percurso alternativo da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Percurso Canal Fechado ou Alternativo

Este percurso só é utilizado em último caso quando as condições climáticas impossibilitam a realização dos trajetos principais e ameacem a integridade física dos participantes. Devido ao mau tempo na edição do ano passado, o Canal Fechado acabou sendo disputado pelos atletas que foram obrigados a nadar contornando a costa de Ilhabela.

 

As inscrições para a Travessia do Canal de Ilhabela já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial da prova clicando aqui e estão abertas até o dia 30 de outubro no valor de R$ 170,00 mais taxa de inscrição. Os nadadores receberão um kit com camisa, touca alusiva da travessia e medalha de participação. O uso de roupas de borracha também está liberados pela organização do evento.

Tags

Águas abertas EcoOutdoor Ilhabela Mormaii natacao Swim Channel Travessia do Canal de Ilhabela

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas