Roma

Os recordes do Raia Rápida

14/10/2017

Facebook Twitter

O Desafio Raia Rápida chegará amanhã à sua sexta edição. Desde 2012, passaram pelo evento países com muita tradição na natação de velocidade, como África do Sul, França, Austrália, Estados Unidos, Itália e, claro, Brasil. Com provas de 50m estilos e 4x50m medley disputadas por alguns dos nadadores mais rápidos do mundo como Bruno Fratus, Florent Manaudou, Christian Sprenger, James Magnussen, Luca Dotto, Nicholas Santos, Fred Bousquet e outros, não é surpresa que tenhamos observado resultados muito interessantes.

Antes disputado somente por homens, este ano teremos também a participação de mulheres, incluindo um revezamento 4x50m medley misto. As provas individuais de costas e borboleta serão femininas, e as de peito e livre, masculinas.

Nicholas Santos, Guilherme Guido, Felipe França e Matheus Santana: melhor tempo da história do revezamento 4x50m medley mascilino (foto: Satiro Sodré/SSPress)

Nicholas Santos, Guilherme Guido, Felipe França e Matheus Santana: melhor tempo da história do revezamento 4x50m medley mascilino (foto: Satiro Sodré/SSPress)

A seguir, a lista dos recordes do Raia Rápida em todas as provas que já foram disputadas. Obviamente, este ano só poderão ser superados os recordes das provas de 50m peito e 50m livre masculinas. Curiosidade: o tempo que a equipe brasileira obteve em 2014 no revezamento 4x50m medley masculino é o mais rápido da história da prova no mundo. O tempo não é reconhecido como recorde mundial, pois a prova não é considerada oficial em piscina de 50 metros.

Este ano, o desafio é um nadador de peito completar a distância pela primeira vez abaixo dos 27s na história da competição, o que está ao alcance do recordista João Gomes Júnior. Nos 50m livre, o feito será alguém quebrar a invencibilidade do campeão olímpico Anthony Ervin, atual tricampeão e que pode se tornar o primeiro tetracampeão individual do Raia Rápida. Ele é também o único a nadar a prova abaixo dos 22s no evento. A concorrência será pesada para ele, com desafiantes como o medalhista de prata no último mundial Bruno Fratus e o campeão pan-americano dos 100m livre Federico Grabich.

Recordes do Raia Rápida

50m costas masculino: Gerhard Zandberg (África do Sul), 25s00 – 2014

50m peito masculino: João Gomes Júnior (Brasil), 27s09 – 2016

50m borboleta masculino: Nicholas Santos (Brasil), 22s97 – 2014

50m livre masculino: Anthony Ervin (Estados Unidos), 21s92 – 2014

4x50m medley masculino: Brasil (Guilherme Guido, Felipe França, Nicholas Santos, Matheus Santana), 1min37s68 – 2014

Por Daniel Takata

Tags

Águas abertas Anthony Ervin Gerhard Zandberg João Gomes Jr. natacao Nicholas Santos Raia Rápida