Pan-Pacífico 2018: projeção para os 100m livre masculino

Prova individual será uma prévia do revezamento 4x100m livre com grande chance de medalha para o Brasil

09/08/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Pedro Spajari - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Pedro Spajari - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O segundo dia de eliminatórias e finais do Campeonato Pan-Pacífico, que está sendo disputado em Tóquio no Japão, será marcado por uma das provas mais aguardadas do programa: os 100m livre masculino. A prova, que terá grandes nomes na disputa, servirá como uma prévia para os resultados no revezamento 4x100m livre masculino onde há grande chance de medalha para os brasileiros.

O time americano, por exemplo, será definido de acordo com os resultados da prova individual. Caeleb Dressel, campeão mundial do ano passado e Nathan Adrian, vice-campeão mundial, estarão presente na prova. Dressel está  com balizado com o melhor tempo e Adrian com o segundo. Os dois também estavam no time que conquistou o primeiro lugar no revezamento 4x100m livre no Campeonato Mundial de Budapeste, junto com Townley Haas, que hoje foi campeão dos 200m livre no Pan-Pacífico, e Blake Pieroni.

Caeleb Dressel: campeão mundial dos 100 m livre- Foto: Peter H. Bick

O Brasil, medalhista de prata no Campeonato Mundial de Budapeste vem com dois nomes que estavam presentes na conquista da medalha histórica: Gabriel Santos e Marcelo Chierighini. Os outros dois nomes para a prova são Pedro Spajari e Marco Antônio Júnior, que também nadarão a prova individual. Nas eliminatórias do Pan-Pacífico, o número de atletas por país é liberado, mas nas finais apenas dois atletas de cada país podem nadar .

O brasileiro Pedro Spajari fez o melhor tempo entre os brasileiros neste ano: 47s95 feitos nas eliminatórias do Troféu Brasil de abril, e tem o terceiro melhor tempo do mundo na temporada. Já Gabriel Santos é o quarto do mundo, também com o tempo feito no Maria Lenk: 47s98. Antes deles apenas Vladmir Morozov com 47s75, tempo do Campeonato Russo e o japonês Katsumi Nakamura com 47s87 na Kosuke Kitajima Cup no começo do ano e que também nada a prova.

Marcelo Chierighini nadará a prova individual e o revezamento – Foto: Satiro Sodré/SSPress

O Japão, que ficou em sétimo lugar no Campeonato Mundial de 2017, também vem forte para o revezamento. Além de Nakamura, segundo melhor do mundo, Shinri Shioura e  jovem Katsuhiro Matsumoto estão balizados. O australiano Kyle Chalmers, campeão olímpico no Rio-2016, também estará na prova individual. Do mesmo país,  Jack Cartwright é outro abaixo dos 48 segundos para as eliminatórias e pode surpreender. As provas começarão logo mais as 22h (horário de Brasília).

Tags

4x100m livre Caeleb Dressel Campeonato Pan-Pacífico natacao Tóquio-2020

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas