Roma

Patrícia Farias é a primeira mulher a completar o Desafio do Lago Titicaca

Ultramaratona de 20 km foi realizada na última quinta-feira (28) entre a Bolívia e o Peru e nadadora completou o percurso em 4h16min

01/03/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Patrícia Farias no Lago Titicaca - Foto: Divulgação

Patrícia Farias no Lago Titicaca - Foto: Divulgação

A ultramaratonista aquática Patrícia Farias completou, na última quinta-feira (28), o Desafio do Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru. Com isso, tornou-se a primeira mulher a realizar a prova. A nadadora fez o percurso de 20 km em 4 horas e 16 minutos.

Com chuva ao longo do trajeto a carioca nadou em temperaturas gélidas, que ficaram em torno dos 10°C segundo o técnico Guilherme Siga. Patrícia enfrentou além da água fria, a alta altitude do lago, que fica a 3.812 metros do nível do mar.

Antes da prova, Patrícia visitou escolas na Bolívia e Peru para contar sobre o Desafio. No local da chegada, no município de Yunguyo, no Peru, ela foi recebida com uma grande festa pela população local, que a apoiou desde o início da prova, na cidade de Copacabana na Bolívia.

Patrícia em sua chegada a Yunguyo no Peru – Foto: Nancy Chama

“A largada atrasou um pouco. Com isso, fiquei um pouco tensa, ansiosa porque o tempo estava mudando e tinha algumas nuvens carregadas. Assim que começou a prova, iniciei de forma mais tranquila, conforme orientação do médico. Depois de uma hora senti a água bem gelada. Estava 10°C. Tive que driblar esse pensamento, focar no nado e outras coisas. Depois de 2 horas eu senti minha respiração. Começou a ficar complicado por conta da água gelada e altitude. De repente abriu um sol que me animou muito. Quando faltava uns 5 km, o lago começou a mexer mais e peguei uma correnteza contra meu nado. Eu senti isso e tive que acabar mudando o nado. Quando eu estava bem próxima da chegada, eu vi uma multidão e então aquilo me deu um gás e dei até um tiro de uns 50 metros. Só tenho que agradecer porque a recepção, chegada, foi tudo maravilhoso. Foi uma experiência sensacional”, conta a atleta.

A preservação das águas e de todo meio ambiente em volta do lago foi um dos objetivos dos organizadores do Desafio. Jornalistas locais de jornais, rádios e canais televisão acompanharam todo o trajeto.

Patrícia Farias é a primeira mulher a completar o Desafio do Lago Titicaca – Foto: Divulgação

“Estou sem explicação para tamanha emoção. São muitos agradecimentos. Ao meu treinador, aos meus amigos, familiares, apoiadores, quem estava mandando mensagens e na torcida o tempo todo. Aos municípios de Yunguyo e Copacabana por terem nos recepcionado tão bem na chegada da cidade e após a travessia. Teve uma equipe médica pronta que me atendeu. Houve uma recepção linda. Foi incrível nadar e poder falar que já atravessei o lago sagrado dos incas. Vou levar para vida isso”, finaliza Patrícia.

Guilherme Siga, técnico de Patrícia acompanhou todas as adversidades ao longo do trajeto e reforçou a boa preparação da atleta para prova. “Foram treinos puxados. Forcei bastante mesmo, não sabíamos o que vinha pela frente, como seria a adaptação da Paty na altitude e deu tudo certo. Foi muito gratificante treiná-la. É uma atleta de ponta, “iron woman”. Acredito que tivemos uma sintonia muito boa e aprendemos muito mesmo um com o outro. O nosso entrosamento evoluiu muito bem. Foi um prazer enorme treiná-la.”, comentou o técnico da nadadora.

Patrícia Farias é a primeira mulher a completar o Desafio do Lago Titicaca – Foto: Nancy Chama

Veja aqui trechos da prova e a chegada da atleta, aqui.

No Care Club Itaim, uma de suas parceiras, ela fez um acompanhamento com a nutricionista Julia Vasconcellos e com o médico Paulo Puccinelli, especialista do esporte. Para encarar o Desafio contou ainda com o apoio do município boliviano de Copacabana e do técnico Guilherme Siga. Além deles, a equipe parceira foi composta pela Assessoria  CGFit, Gaivotas Eventos, que apoiou com treinos na piscina do Complexo Esportivo do Ibirapuera, a Cia Athlética Morumbi, a farmácia ProNatura, a Mares Acupuntura e a Mormaii Natação.

Patrícia Farias tem 37 anos e faz parte da equipe Sports Sales, empresa que faz representação e comercialização de marcas esportivas, como Arena, Mikasa, Fabiola Molina entre outras.

Tags

Águas abertas Desafio do Lago Titicaca Guilherme Siga natacao Patrícia Farias ultramaratona

Notícias relacionadas