Pole position italiana

09/12/2016

Facebook Twitter

Rachele Bruni e Dario Verani serão os poles positions do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar 2016. A dupla italiana vai largar na frente neste domingo após ter sido a mais veloz na definição do grid de largada que aconteceu hoje de manhã no Posto 5 da Praia de Copacabana ao concluir o percurso em 9min39s. Os 16 nadadores de elite fizeram o mesmo percurso que farão domingo para definir a ordem de partida e também já ir se ambientando com as condições do local, como calcular o percurso de corrida na areia e ensaiar as trocas de bastão.

Na definição do grid formaram-se dois blocos. No primeiro com cinco duplas Holanda, Brasil amarelo, Brasil verde, Estados Unidos e Itália, tendo o holandês e atual campeão olímpico Ferry Weertman na liderança. O segundo tinha Argentina, Peru e Japão. Curiosamente estes três nadaram apenas de sunga e ficaram para trás. Quando as mulheres caíram na água os dois blocos se mantiveram e valeu o sprint final na areia para definir a pole. A italiana Rachele saiu da água depois que a americana Haley Anderson, mas arrancou na areia para chegar a frente.

Allan do Carmo e Poliana Okimoto largam na terceira colocação - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Allan do Carmo e Poliana Okimoto largam na terceira colocação – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A segunda dupla mais rápida foram os americanos, com o atual Rei do Mar Chip Peterson e a medalhista de prata olímpica em Londres-2012, Haley Anderson. A seguir vieram: Brasil amarelo (Poliana Okimoto e Allan do Carmo), Brasil verde (Betina Lorscheitter e Luiz Rogério Arapiraca), Holanda (Esmee Vermeulen e Ferry Weertman), Argentina (Julia Arino e Guillermo Bertola), Japão (Yumi Kida e Yasunari Hirai) e Peru (Maria Bramont e Piero Canduelas).

Antes da definição do grid de largada os nadadores participaram de uma ação social na Praia de Copacabana com membros do Projeto Funk Verde – iniciativa do programa “De Olho no Lixo” que faz música a partir de instrumentos confeccionados com material reciclado. Os atletas tocaram os instrumentos e aprenderam a sambar. Em seguida aconteceu uma coletiva e apresentação dos 16 postulantes a coroa de realiza dos mares a imprensa.

Hirai e Weertman em momento de descontração - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Hirai e Weertman em momento de descontração – Foto: Satiro Sodré/SSPress

O Desafio Elite do Rei e Rainha do Mar acontece no próximo domingo, a partir das 11h com transmissão ao vivo da TV Globo. No sábado acontecem as provas amadoras com as distâncias de 1 km (Sprint), 2,5 km (Classic), 5 km (Challenge) e 10 km (Super Challenge), além dos eventos de outras modalidades como stand-up paddle, beach run, beach biathlon e as versões kids. E nesta sexta, Poliana Okimoto estará na SWIM CHANNEL Store no Arena Leme Hotel, na Avenida Atlântica, 324, Leme, conversando com os fãs e prestigiando o lançamento da nova edição da Swim Channel.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Allan do Carmo Copacabana Dario Verani Poliana Okimoto Rachele Bruni Rei e Rainha do Mar