Poliana Okimoto vai ao pódio em sua estreia no Beach Biathlon

Medalhista olímpica leva medalha de prata no Rei e Rainha do Mar em Jurerê; no Challenge Samir Barel e Ana Mourão foram os vencedores

19/03/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Poliana Okimoto - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Poliana Okimoto - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Em agosto de 2016, Poliana Okimoto conquistou a medalha mais importante da história da natação feminina: o bronze olímpico na maratona aquática de 10 km na Praia de Copacabana. Após conquistar o grande objetivo de sua vida, nadou apenas mais uma temporada e se despediu durante o Desafio Rei e Rainha do Mar na mesma Praia de Copacabana, em dezembro de 2017. Mas sua vida no esporte ainda não terminou. Neste fim de semana ela resolveu investir em uma nova modalidade: o beach biathlon.

O palco escolhido foram as águas e areias da Praia de Jurerê, em Florianópolis, que abriu a temporada do Circuito Rei e Rainha do Mar 2018. Acostumada a nadar dezenas de quilômetros em competições internacionais, Poliana teve que encarar na água uma distância razoavelmente pequena de 1 km e depois fazer uma corrida de 2,5 km. A corrida na areia foi o que ela mais treinou em sua preparação especial para o novo desafio. E como uma atleta competitiva nunca deixa a competitividade de lado, lá estava ela mais uma vez ao pódio ao terminar em segundo lugar atrás apenas da especialista Eduarda Muhlbauer que venceu a disputa em 26min23s. A medalhista olímpica chegou menos de um minuto depois (27min14s) e aprovou a novidade.

“Que dia gostoso, que energia! Não imaginei que iria sentir tanto prazer e felicidade fazendo uma prova amadora. Senti ansiedade, senti dor, mas senti muito prazer e felicidade em estar aqui. Obrigado ao carinho de tantos reis e rainhas do mar que estiveram nessa prova de hoje. Parabéns ao Rei e Rainha do Mar por mais uma prova de sucesso. E esta foi a primeira prova de muitas”, escreveu Poliana que vibrou com a segunda colocação em suas redes sociais. Será que vem uma nova carreira na vida de Poliana por ai?

Natação em águas abertas

Dentro d’água a prova mais importante foi o Challenge que teve a distância de 4 km. Ao todo foram 149 participantes nesta distância que terminou com vitórias de Samir Barel e Ana Mourão. E a saga de Samir durante o fim de semana merece um destaque especial. O nadador disputou sábado de manhã a Ultramaratona Aquática da Barra do Sahy que teve percurso de 15 km terminando em quarto lugar. Depois pegou um avião e chegou a Florianópolis no sábado a noite. No domingo de manhã já estava na Praia de Jurerê pronto para nadar o Challenge e esbanjando fôlego conseguiu vencer a prova em 54min45s superando Douglas Rohrbacher (56min07s) e Luiz Guglielmo (56s50).

Na prova feminina Ana Mourão sobrou e não deu chance para suas adversárias e adversários. A nadadora da Br Esportes fez uma prova espetacular tendo um tempo melhor do que todos os atletas da prova masculina. Ela concluiu os 4 km do Challenge em 50min57s. A vice-campeã Evelyn Baez só chegou a praia quase 15 minutos depois de Ana ao nadar para 1h04min59s. Ludmila Neder completou o pódio com o tempo de 1h10min56s.

No Classic, que teve 2 km de percurso, os campeões foram Alessandra Pereira (28min48s) e Daniel Cunha (26min26s). Já no Sprint, com 1 km de distância, a vitória ficou com Julia Santana Silva (17min07s) e novamente Daniel Cunha (12min42). Os demais campeões da etapa de Jurerê foram Lucas Kogut no beach biathlon masculino, Jocelia Melek e Alexsandro Portella no beach run, Rafaele Goncalves no Sup Race 8 km feminino, Gabriel Tavares no Sup Race 8 km Elite Open masculino, Antonio Gonzaga no Sup Race 8 km Elite Pro masculino, Amanda Correa no Sup Race amador feminino, Jorge Pacheco no Sup Race amador masculino e Patrizia Chippari no Sup Race Fun Race feminino.

A primeira etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar em Jurerê teve ainda a presença do nadador olímpico e rei do mar Luiz Lima que deu algumas dicas sobre a prática de natação em águas abertas abertas aos participantes e esteve com Poliana Okimoto durante a entrega dos kits aos nadadores. A segunda etapa do Circuito será no dia 27 de maio no Lago Paranoá, em Brasília. Os resultados da primeira etapa estão disponíveis no site do Rei e Rainha e podem ser conferidos aqui.

Tags

Águas abertas Ana Mourão Circuito Rei e Rainha do Mar Florianópolis natacao Poliana Okimoto Praia de Jurerê Samir Barel

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas