Como é o polo aquático no Brasil?

Veja aqui como são as divisões de categoria, principais competições e como funciona a modalidade no país

26/04/2019 - Juliana Machado

Facebook Twitter
Polo Aquático - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Polo Aquático - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Polo Aquático - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Polo Aquático - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

No Brasil o polo aquático é comandado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) que é a entidade responsável pelas seleções nacionais, arbitragem, problemas disciplinares e controle antidoping.

Durante a partida em um Campeonato Brasileiro a CBDA também se torna a responsável pela mesma, já que é ela quem responde pelos árbitros. A Polo Aquático Brasil (PAB) foi criada para auxiliar e aprimorar a gestão da modalidade e responde pelos campeonatos nacionais e o evento em si, inclusive todos os problemas que podem ocorrer durante o evento.

Doze clubes estão hoje vinculados a CBDA e a PAB. Com isso eles podem competir com times A e B. Na imagem abaixo trazemos  o calendário nacional do polo aquático, com os eventos envolvendo a seleção brasileira e os clubes nesta temporada 2019.

Calendário do polo aquático em 2019 – Foto: Reprodução

As categorias para esses campeonatos nacionais são:

  • Sub-12 – (atletas com 12 anos ou menos)  festivais
  • Sub-14 – festivais
  • Sub-16
  • Sub-18
  • Sub-20
  • Adulto (absoluto)

Na categoria sub-12 e sub-14 os festivais são mistos, com meninos e meninas. A partir do sub-16 os campeonatos são divididos por gênero: feminino e masculino.

Polo Aquático – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

As seleções nacionais são formadas de acordo com o desempenho dos jogadores nas competições nacionais. Dentro dos estados as Federações também realizam seus campeonatos separados por categorias.

Temos outras entidades que realizam eventos da modalidade, como a Polo Master (AMPA Water Polo), a Polo Universitário, entre outras. A maior parte dos clubes e atletas está concentrada no eixo Rio-São Paulo, além do interior paulista. Porém, hoje podemos encontrar times e eventos em todas as regiões do Brasil.

Juliana Machado

Técnica de polo aquático do Clube Paineiras do Morumby e de natação da Companhia Athletica do Morumbi e preparadora física da seleção brasileira feminina de polo aquático