Pré-Olímpico de Polo Aquático masculino será em fevereiro

FINA divulgou nesta semana nova data da competição, que terá o Brasil entre os participantes

04/06/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Polo aquático - Foto: Satiro Sodré/SSPress
Seleção brasileira de polo aquático - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Seleção brasileira de polo aquático - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Polo aquático - Foto: Satiro Sodré/SSPress

A Federação Internacional de Natação (FINA) anunciou nesta semana a nova data do Torneio Pré-Olímpico masculino de polo aquático, que será realizado entre 14 e 21 de fevereiro de 2021, na cidade de Roterdã, na Holanda.

O Pré-Olímpico, que iria ocorrer em março de 2020, foi adiado por conta da pandemia do COVID-19. A FINA tinha anunciado em seu site uma nova data para dezembro, mas agora confirmou o mês de fevereiro de 2021 como a nova data da competição. Assim como as demais modalidades, o Pré-Olímpico de polo aquático segue orientações feitas pela FINA para o cuidado com atletas e profissionais envolvidos na competição.

“Acho que foi de grande importância e sensibilidade da FINA. O hemisfério norte está em uma outra velocidade, enquanto no hemisfério sul ainda estamos sofrendo bastante com o COVID-19. Então achei muito prudente por parte da FINA”, afirmou André Avallone, técnico da seleção brasileira de polo aquático e do SESI-SP.

O técnico André Avallone – Foto: Luiza Moraes

O Brasil já sabe quem são seus adversários e enfrentará na primeira fase as seleções de Montenegro, Grécia, Geórgia, Canadá e o primeiro colocado da Ásia, que ainda não foi definido.

Em janeiro do ano passado, Avallone  foi o treinador do time na conquista da Copa UANA (Union Americana de Natacion), competição disputada na piscina do SESI-SP, no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. O resultado classificou o Brasil para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju-2019.

Na final, os comandados de André Avallone bateram a seleção dos Estados Unidos, maior potência do continente no polo aquático e atual campeã pan-americana, nos pênaltis.

Polo Aquático – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Já o Torneio Pré-Olímpico Feminino, com sede em Trieste, na Itália, está programado para 17 a 24 de janeiro de 2021. A competição também estava agendada para este ano e serão distribuídas duas vagas entre as dez equipes participantes. A equipe brasileira teria direito a uma vaga na competição qualificatória, mas a CBDA optou por abrir mão da disputa da competição, devido a crise financeira vivida pela entidade.

Com o adiamento da Olimpíada, a confederação está revendo a possibilidade de participação, de acordo com matéria do globoesporte.com.

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.