Prepare-se para o Beach Biathlon do Rei e Rainha do Mar!

Leia algumas dicas importantes para melhorar sua performance na próxima etapa de Búzios

23/09/2020 - Luiz Felipe Lebeis

Facebook Twitter
Rei e Rainha do Mar - Foto: Gilvan Souza
Beach Biathlon do Rei e Rainha do Mar - Foto: Reprodução

Beach Biathlon do Rei e Rainha do Mar - Foto: Reprodução

Rei e Rainha do Mar - Foto: Gilvan Souza

Teremos Rei e Rainha do Mar em 2020! Depois da etapa de março ter sido cancelada, o maior festival de esportes aquáticos de praia terá duas etapas no final do ano: em Búzios e depois em Niterói com diversas provas para todos os gostos e níveis. Entre elas está a disputa do Beach Biathlon, 1 km de natação com 2,5 km de corrida na areia. E seja qual for o seu objetivo, é sempre bom ficar de olho em algumas dicas para poder competir bem e conseguir o melhor resultado possível.

A prova do Beach Biathlon costuma ser uma das primeiras da programação, normalmente após o Beach Run, então tente chegar mais ou menos 1 hora antes da prova, para poder ter tempo para aquecer, se preparar e depois ir para a largada com calma. A primeira dica é ainda na largada. Dependendo do seu objetivo, caso vá para disputar seja no geral ou faixa etária, tente se posicionar o mais a frente da linha de largada possível. Sempre respeitando o espaço dos outros competidores, afinal ninguém iria gostar de ser empurrado e passado para trás bem na hora de estar concentrado.

 

Por isso tente ficar o mais reto possível em relação a primeira boia, para poder fazer o menor trajeto possível, ou caso queira evitar o tumulto da largada, vá mais para as laterais. Se o seu objetivo é apenas aproveitar a prova sem se preocupar com performance então se posicione mais atrás na largada para evitar ser “engolido” na hora de entrar na água.

Após a prova começar, outra dica: a largada do Beach Biathlon costuma ter uma pequena corrida antes de entrar na água. Não dê um sprint nessa hora, vá correndo moderado, pois assim que entrar na água teremos o primeiro desafio que é furar as ondas e passar da arrebentação. Dependendo da condição do mar isso pode comprometer o seu fôlego, então vá com calma e sem afobação.

Em seguida tente manter um ritmo forte, porém confortável. Mire sempre a próxima boia e passe o mais perto possível, mas evitando aglomeração de competidores, pois isso também acaba reduzindo o seu fôlego para o resto da prova.

Largada do Rei e Rainha do Mar – Foto: Reprodução/RRM

No final da natação, tente aproveitar o máximo do mar, se possível até pegando uma onda no final que te fará chegar na transição mais rápido. Na hora de sair da água outra dica, apenas se levante quando seu braço começar a encostar na areia, você estará com a água na altura dos joelhos, que é a profundidade ideal para já poder sair correndo sem perder tempo tendo que arrastar seu corpo na água.

O Beach Biathlon não possui área de transição para troca de material, ou seja, quando sair da água já pode começar a corrida diretamente, por isso é indicado o uso de trajes próprios para as duas modalidades. Não aconselho o uso de neoprene, pois vai acabar dificultando a corrida e te fará perder tempo caso precise tirar.

Atletas no Beach Biathlon do Rei e Rainha do Mar – Foto: Reprodução

O percurso da corrida são duas retas de 1,25 km, uma para ir e outra para voltar, então no inicio não dê todo o gás e procure correr o máximo que puder na areia mais dura, aquela que fica mais perto da água, caso seja possível. Vá controlando o ritmo para poder encarar a parte final que é a mais difícil, pois irá correr na areia mais fofa.

Se seguir todas estas dicas garanto que irá ter um bom final de prova e ganhará algumas posições importantes. Bons treinos a todos e nos vemos no Rei e Rainha do Mar!

Tags

aquathlon beach biathlon Búzios Luiz Felipe Lebeis natacao Rei e Rainha do Mar

Luiz Felipe Lebeis

Bicampeão e recordista da Maratona Aquática 14 Bis, campeão do Rio Negro Challenge, do Desafios Aquaman e do Campeonato Carioca de Aquathlon.

Notícias relacionadas