Primeira brasileira a realizar o Canal da Mancha estará no Rio Negro Challenge

Kay Frances estará presente na competição, que conta com três provas e será realizada neste domingo em Manaus

16/05/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Rio Negro Challenge - Foto: Alcides Neto
Kay France durante a travessia do Canal da Mancha - Foto: Arquivo Pessoal

Kay France durante a travessia do Canal da Mancha - Foto: Arquivo Pessoal

Rio Negro Challenge - Foto: Alcides Neto

Kay France, a primeira mulher latino-americana a nadar o Canal da Mancha participará no próximo domingo (19) do Rio Negro Challenge. Há 40 anos ela fez a famosa travessia entre a Inglaterra e França a nado. A paraibana de 57 anos estará presente no evento e será homenageada pela Associação Aquática Amazonas na competição que terá três distâncias de 2 km, 4 km e 6 km.

“Estou muito feliz por ir a Manaus. Não conheço a cidade e estou buscando todas as informações possíveis sobre a capital e a competição. Cada vídeo que recebo desse lugar lindo me emociona. Receber o convite para o Rio Negro Challenge, aliás, foi especial. Não sabia se com tanto trabalho, em SAMU, em UPA de segunda a segunda, conseguiria ir. Mas aceitei e não tinha como dizer não ao Pierre Gadelha (organizador do evento), pois tenho certeza que será uma experiência incrível”, frisou France, que também é médica.

Em 1979 a paraibana concluiu a prova aos 14 anos de idade, após 11h36min de natação ininterrupta. “Eu mostrei que apesar de todas as dificuldades, uma menina do Brasil, da Paraíba, sem recursos, chegou e fez a travessia. Isso queria dizer que qualquer um poderia fazer. O esforço tornou o sonho realidade”, completou ela, que traz ao Rio Negro Challenge inspiração para os atletas que estão iniciando ou buscando desafiar seus limites.

As inscrições para o evento, que foram feitas via SWIM CHANNEL, se encerraram no último domingo, dia 12. O evento terá a participação de 250 atletas nesta edição. “Estamos felizes em realizar, mais uma vez, o Rio Negro Challenge. Desta vez, teremos a presença da Kay, que vai abrilhantar a competição com sua presença e história. No domingo, vão ser 250 atletas sedentos por superação e estaremos com toda a estrutura técnica para garantir segurança”, disse Pierre Gadelha.

O Rio Negro Challenge, maior evento de águas abertas da região Norte terá inicio às 7h, na Ponta Negra. Haverá premiação com troféus para os cinco primeiros colocados geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria.

Tags

Águas abertas Kay France maratona aquática natacao Rio Negro Rio Negro Challenge

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas