Primeira etapa da Copa do Mundo da FINA começa amanhã

Circuito internacional contará com sete etapas nesta temporada e tem pontapé inicial em Kazan

06/09/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Felipe Lima - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Vista externa do Kazan Aquatics Palace - Foto: Reprodução

Vista externa do Kazan Aquatics Palace - Foto: Reprodução

Felipe Lima - Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A primeira etapa da Copa do Mundo de natação da FINA será realizada na próxima sexta-feira em Kazan, na Rússia. Com sete etapas nestas temporada, uma a menos que no ano passado, o circuito tem mais algumas novidades nesta edição de número 30. As duas primeiras etapas, em Kazan e Doha, serão realizadas em piscina olímpica e as outras cinco continuarão em piscina curta.

Os dias de disputa também mudaram. Agora serão três ao invés de dois. O número limite de provas que cada atleta poderá nadar também mudou. Os participantes podem cair na água quantas vezes quiserem, porém, apenas os três melhores resultados contarão para o ranking do circuito. A competição, que é uma das mais antigas no cenário mundial, é realizada desde 1989 e costuma atrair muitos atletas devido as premiações em dinheiro. Este ano o circuito vai distribuir 2,5 milhões de dólares.

As provas individuais têm premiação até o sexto lugar e variam de 1,5 mil dólares para o primeiro colocado até 200 dólares para o sexto. As provas de revezamento premiam o primeiro lugar em 3 mil dólares e o terceiro lugar com mil dólares. Cada etapa premiará um total superior a 144 mil dólares. Os campeões da Copa do Mundo, conhecidos como rei e rainha, receberão 150 mil dólares cada.

Sarah Sjöström e Chad Le Clos campeões da Copa do Mundo 2017 – Foto: FINA

Alguns atletas utilizarão essas etapas, principalmente as de piscina curta, como teste para o Campeonato Mundial  em Hangzhou na China, em dezembro. O brasileiro Felipe Lima será um deles. O nadador brasileiro conseguiu no último Troféu José Finkel o índice para o Mundial de piscina curta e nadará quatro etapas da Copa do Mundo, começando pela competição russa.

O atleta do Minas Tênis Clube será o único representante do Brasil nesta primeira etapa em Kazan que vai até domingo. Ele ainda nadará em Doha, nos dias 13 a 15 de setembro, em Eindhoven, em 28 a 30 de setembro e em Budapeste, nos dias 4 a 6 de outubro. Felipe vai focar nas provas de 50m e 100m peito onde tem boas chances de conquistar medalhas e somar alguns dólares de premiação.

Felipe Lima – Foto: Satiro Sodre/SSPress

O circuito da Copa do Mundo será patrocinado pelo SPD Bank, além da Speedo e a Omega. Entre os relacionados para essa primeira etapa se destacam os russos Vlad Morozov e Yulia Efimova, a húngara Katinka Hosszu, o americano Michael Andrew, o australiano Mitchell Larkin, a holandesa Ranomi Kromowidjojo, o sul africano Chad Le Clos e a sueca Sarah Sjöström.

Veja o regulamento da competição AQUI e todos os atletas relacionados desta primeira etapa AQUI. A TV FINA transmite a competição para seus assinantes através do link: https://www.finatv.live/en.

Tags

Copa do Mundo Felipe Lima Fina Kazan natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas