Quem é Roland Schoeman?

22/09/2016

Facebook Twitter

Uma das grandes atrações desta edição do Desafio Raia Rápida é Roland Schoeman. Nascido em Pretória no dia 3 de julho de 1980, ele nadou começou a nadar aos 13 anos e não parou mais. Aos 20 anos fez sua estreia olímpica em Sydney-2000, seu primeiro grande evento internacional, e parou nas semifinais nos 50m e 100m livre. No ciclo olímpico de Atenas ganhou suas primeiras medalhas de expressão como o bronze nos no Mundial de Fukuoka-2001 e o título do Commonwealth Games de Manchester-2002 nos 50m livre.

Seu ápice aconteceu nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004. Na competição, o sul-africano subiu três vezes ao pódio. Começou sua campanha integrando o surpreendente revezamento 4x100m livre do país que bateu os favoritos Estados Unidos, Holanda e Austrália. Dias depois foi prata nos 100m livre e bronze nos 50m livre. Na volta ao país foi recepcionado pelo ex-presidente Nelson Mandela e ganhou uma homenagem da Universidade de Pretória. No ano seguinte Schoeman venceu os 50m livre e 50m borboleta no Mundial de Montreal e repetiu o título nos 50m borboleta em Melbourne-2007.

Roland Schoeman nada seu terceiro Raia Rápida - Foto: Satiro Sodre/SSPress

Roland Schoeman nada seu terceiro Raia Rápida – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Mesmo com a aparição de uma jovem geração de velocistas como Cesar Cielo e Florent Manaudou, o sul-africano ainda conseguiu ter bons resultados como chegar as finais olímpicas em Pequim-2008 e Londres-2012 e quando bateu os recordes mundiais nos 50m borboleta na piscina longa e nos 50m livre na curta, ambos em 2009.

Aos 36 anos de idade o veterano disputará sua terceira edição do Desafio Raia Rápida e mais uma vez é o capitão da África do Sul. Em 2014 ele foi vice-campeão nos 50m livre perdendo a final para Anthony Ervin. No ano seguinte o velocista terminou em terceiro lugar nos 50m borboleta, prova que ele volta a nadar este ano e encara Henrique Martins, Tim Phillips e Daniele D’Angelo. Se Schoeman não pode cair na piscina do Olympic Aquatic Stadium durante o Rio-2016, veio aos Jogos como técnico de George Bovell, desta vez ele dará suas braçadas para quem sabe bater na frente e vencer pela primeira vez no Raia Rápida.

O Desafio Raia Rápida acontece no domingo, dia 25 e terá transmissão ao vivo da TV Globo a partir das 10h. Aproveite e baixe aqui o guia completo da edição 2016 do Raia Rápida.

Por Guilherme Freitas

Tags

Olympic Aquatic Stadium Raia Rápida Roland Schoeman