Raia Rápida 2017: atletas no Rio, tudo pronto para o evento

13/10/2017

Facebook Twitter

O Desafio Raia Rápida 2017 acontece no domingo, dia 15, na piscina do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Mas o evento já começou para os atletas.

Todos já chegaram ao Rio de Janeiro: Andrea Berrino, Maria Belén Diaz, Facundo Miguelena e Federico Grabich, da Argentina; Elena Gemo, Elena Di Liddo, Fabio Scozzoli e Lorenzo Benatti, da Itália; Hellen Moffitt, Kendyl Stewart, Chuck Katis e Anthony Ervin, dos Estados Unidos; e, claro, Etiene Medeiros, Daynara de Paula, João Gomes Júnior e Bruno Fratus, do Brasil.

O time brasileiro do Desafio Raia Rápida 2017 (foto: Satiro Sodré/SSPress)

O time brasileiro do Desafio Raia Rápida 2017 (foto: Satiro Sodré/SSPress)

Pela primeira vez, a competição envolverá homens e mulheres, incluindo um revezamento 4x50m medley misto, o que tem animado muito os participantes. Etiene Medeiros, campeã mundial dos 50m costas, disse que nos outros anos assistia pela TV morrendo de vontade de participar e sempre pressionava a organização da competição para que as mulheres também pudessem nadar.

Nesta manhã, os atletas participaram de uma clínica com crianças de projetos sociais da Baixada, Costa Verde e Região dos Lagos, compartilhando seus conhecimentos com a próxima geração de campeões. O destaque foi João Gomes, assumindo o papel de treinador e de mestre de cerimônias, mostrando habilidade e carisma com o microfone nas mãos.

Atletas e crianças no Parque Aquático Maria Lenk (foto: Satiro Sodré/SSPress)

Atletas e crianças no Parque Aquático Maria Lenk (foto: Satiro Sodré/SSPress)

João, aliás, assumiu que encara a competição como uma “diversão séria”. O clima é descontraído, mas que quer ganhar dos adversários todas as vezes que for cair na água, sejam nas três baterias individuais, seja no revezamento. A estratégia, segundo ele, é chegar na frente todas as vezes.

João, atual vice-campeão mundial dos 50m peito, terá o desafio do italiano Fabio Scozzoli, vice-campeão mundial dos 50m e 100m peito em 2011. Scozzoli admite que será difícil bater o brasileiro, mas quer melhorar sua posição da prova individual do ano passado, em que chegou em terceiro, e quer levar o time italiano a um desempenho melhor que a quarta posição de 2016.

O desafio Raia Rápida acontecerá no domingo, a partir das 10h, com transmissão do Esporte Espetacular da Rede Globo. Quem quiser presenciar o evento, a entrada será gratuita no Parque Aquático Maria Lenk.

Por Daniel Takata

Tags

Águas abertas Bruno Fratus Daynara de Paula Etiene Medeiros João Gomes Jr. Maria Lenk natacao Raia Rápida