Recorde mundial turbina campeonato chinês

Competição, a primeira após a punição de doping a Sun Yang, registrou ainda outros recordes nacionais e continentais

06/10/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Yufei Zhang - Foto: Mike Lewis
Yufei Zhang - Foto: Martin Bureau/AFP Photo

Yufei Zhang - Foto: Martin Bureau/AFP Photo

Yufei Zhang - Foto: Mike Lewis

Na semana passada aconteceu em Qingdao o Campeonato Chinês de natação, principal competição no país realizada após o início da pandemia de COVID-19. O torneio também foi o primeiro evento nacional de grande porte sem a presença de Sun Yang, que cumpre suspensão de oito anos por doping. Mas a ausência do principal nadador do país nos últimos tempos não comprometeu o nível técnico do campeonato registrou novos recordes, entre eles um mundial em revezamento.

Durante as eliminatórias do 4x100m medley misto o time formado por Xu Jiayu, Yan Zibei, Yufei Zhang e Junxuan Yang nadou a prova em 3min38s41, batendo a antiga marca dos americanos em 15 centésimos. Com o resultado os chineses praticamente garantiram uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta prova, já que a China não havia ficado entre os 12 melhores revezamentos no último Campeonato Mundial em Gwangju-2019 e agora lidera a repescagem que vai classificar quatro revezamentos para os Jogos. Assista abaixo a performance da equipe.

 

 

Atleta membro do revezamento, a velocista Yufei Zhang foi um dos grandes nomes da competição. Além deste recorde mundial, a chinesa obteve outras duas importantes marcas. Uma delas foi continental nos 100m borboleta com o ótimo tempo de 55s62. O outro recorde foi nacional nos 100m livre com 52s90, apenas 11 centésimos do recorde asiático da japonesa Rikako Ikee. Outra marca continental veio com Wang Jianjiahe nos 1500m livre com 15min45s59, segunda melhor marca do ano. Por fim o velocista Yu Hexin marcou 21.79, novo recorde chinês nos 50 livre.

O evento, que teve uma polêmica referente a testes físicos que limitou a participação de alguns nadadores em finais (leia mais sobre isso aqui), também mostrou que a China voltou bem após o período sem eventos devido a pandemia de COVID-19, algo similar ao que ocorreu com italianos e australianos que realizaram competições nacionais nos últimos meses. Clique aqui e veja todos os resultados do Campeonato Chinês de Qingdao.

Tags

China natacao natação chinesa recorde mundial Yufei Zhang

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas