Rei e Rainha do Mar chega a Brasília

Capital federal será palco da 2ª etapa da temporada que terá uma nova modalidade em disputa: a canoa havaiana

27/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
A canoa havaiana estreia no Rei e Rainha do Mar - Foto: Satiro Sodré/SSPress

A canoa havaiana estreia no Rei e Rainha do Mar - Foto: Satiro Sodré/SSPress

O maior evento de esportes de praia aporta em Brasília. Dessa vez o Rei e Rainha do Mar não será disputado no mar e sim em lago. As águas do famoso Lago Paranoá na capital federal receberão no próximo dia 27 de maio milhares de atletas para a 2ª etapa do circuito que contará mais uma vez com provas de natação em águas abertas e uma novidade: a adição da canoa havaiana no programa de provas.

A natação seguirá seu roteiro com suas três tradicionais provas: Sprint (1 km), Classic (2 km) e Challenge (4 km). Para as duas maiores distâncias, que terão largada em um intervalo de meia hora, a organização do Rei e Rainha do Mar montará um circuito de 2 km. No Challenge os nadadores precisarão completar duas voltas, enquanto no Classic será necessário apenas uma. Já no Sprint haverá um circuito menor com uma volta de 1 km que terá largada duas horas antes das principais, que favorece os interessados em nadar mais de uma prova.

Porém, a grande novidade desta etapa é a inclusão da canoa havaiana no cronograma. Serão realizadas duas provas da nova modalidade. Uma de 6 km intitulado “estreantes” e outra de 12 km chamada de “elite”. Cada canoa comporta seis pessoas por equipe que precisam dar remadas compassadas para ganhar velocidade. A canoa havaiana também é conhecida pelos nomes de Va’a, Wa’a ou Waka e surgiu na região do Triângulo Polinésio, no Oceano Pacífico. Inicialmente elas eram utilizadas pelos povos polinésios como ferramenta para colonizar novas terras nesta área. No futuro passaram também a ser usadas na prática esportiva.

Além da nova modalidade e da natação em águas abertas, o programa de provas do Rei e Rainha do Mar em Brasília terá o Lake Run com 5 km, o Lake Biathlon com 3,5 km (1 km de natação + 2,5 km de corrida) e o Stand-up Paddle Race de 4km e 8km de remada no lago, além das versões kids de corrida e natação com distâncias menores.

As inscrições para a 2ª etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar 2018 estão abertas e podem ser feitas aqui. Na mesma página você encontra mais detalhes da prova e o regulamento completo.

Tags

Águas abertas Brasília canoa havaiana Circuito Rei e Rainha do Mar Lago Paranoá natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas