Rei e Rainha do Mar encerra suas inscrições nesta quarta-feira

Edição, que marca comemoração dos dez anos do evento, será realizada no Rio de Janeiro no próximo final de semana

15/05/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Circuito Rei e Rainha do Mar - Foto: Reprodução
Circuito Rei e Rainha do Mar - Foto: Reprodução

Circuito Rei e Rainha do Mar - Foto: Reprodução

Circuito Rei e Rainha do Mar - Foto: Reprodução

O maior festival de esportes de praia no Brasil completa dez anos de circuito neste ano. E as comemorações do Rei e Rainha do Mar se inciam na primeira etapa da temporada 2019 que será realizada no próximo domingo no Posto 6 da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Realizado pela Effect Sports, o evento encerra suas inscrições nesta quarta-feira e para se inscrever basta clicar aqui e ir para a página oficial do evento. Além disso, haverá uma loja exclusiva da SWIM CHANNEL comercializando diversos produtos e acessórios durante a retirada dos kits na sexta e sábado (dias 17 e 18) no Shopping Rio Design Leblon das 10h às 21h nos dois dias.

Circuito Rei e Rainha do Mar – Foto: Reprodução

Ao todo haverá três distâncias nas provas de águas abertas: o Sprint de 1 km, o Classic de 2 km e o Challenge de 4 km. A competição ainda conta com as provas de corrida (Beach Run) de 2,5 km e 5 km, além das provas de Beach Biathlon com 1 km de natação + 2,5 km de corrida; natação kids de 200m (para crianças de 9 a 11 anos) e 400m (para nadadores de 12 e 13 anos) e corrida kids de 100m (para crianças de 5 a 7 anos), 300m (para crianças de 8 a 10 anos) e de 600m (para corredores de 11 a 13 anos).

Em 2019 celebra-se uma década de uma história que começou em 2008 quando Luiz Lima completou a nado o Desafio do Leme ao Pontal. Um percurso de 35 km que é considerado uma das maiores travessias já realizadas no Brasil. Na ocasião, o nadador recebeu o título de “Rei do Mar” e no ano seguinte, nasceu o evento. Inicialmente, o circuito contava com apenas duas provas: a Travessia, voltada para atletas amadores, e o Desafio, para os profissionais. 

Rei e Rainha do Mar – Foto: Vitor Silva/SSPress

O evento, que nasceu em 2009, ganhou força e visibilidade na comunidade mundial aquática e, em 2010, cruzou o oceano e fez sua primeira edição internacional em Portugal. O circuito se adaptou e teve inúmeras provas de distâncias diferentes ao longo dos anos, mas foi em 2012 que o Rei e Rainha do Mar passou a ter provas de Beach Run e Stand-up paddle.

Ao longo de todos esses anos grandes nomes da natação internacional passaram pelo evento como o campeão olímpico Ferry Weertman e as medalhistas olímpicas Haley Anderson e a Rachelle Bruni, além dos maiores nadadores de águas abertas do Brasil como Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. O Circuito Rei e Rainha do Mar é ainda, o único evento da América do Sul a fazer parte da World Open Water Swimming Series (WOWSS), uma série que reúne as treze melhores competições de águas abertas do planeta.

Tags

Águas abertas Copacabana Effect Sport natacao Rei e Rainha do Mar

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas