Renato Cordani lança livro sobre história da natação brasileira

Obra será lançado amanhã e traz panorama sobre as principais conquistas olímpicas do país; autor ainda fará live com a SWIM CHANNEL

30/09/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Cesar Cielo, campeão olímpico - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Troféu Brasil-Maria Lenk - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Troféu Brasil-Maria Lenk - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Cesar Cielo, campeão olímpico - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Diretor-Executivo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) Renato Cordani lança amanhã o livro: “80 anos de História da Natação Brasileira”. Em uma narração simples e descontraída, o autor oferece um panorama histórico da modalidade no país, descrevendo detalhes e curiosidades com a precisão de quem conhece bem seus bastidores.

Com rigor técnico, o material terá ainda algumas histórias inéditas e outras esquecidas por grande parte da comunidade aquática. O livro será físico com formato de 20x28cm e contará com fotos dos atletas e seus feitos. “Sou ex-nadador e sempre fui apaixonado pela história da natação. Mesmo quando eu nadava, eu ficava vendo revistas velhas, observando os resultados, decorando tempos. Daí quando parei de nadar fiquei um tempo afastado, mas logo voltei com dois projetos”, disse o autor.

Capa do livro de Renato Cordani – Foto: Reprodução

O primeiro projeto é um blog chamado Epichurus e o segundo é o Hall da Fama da Natação Brasileira. Hoje chancelado pela CBDA, o Hall da Fama da Natação Brasileira foi fundado em 2014 e é composto por membros apaixonados por natação com o propósito de manter, promover e divulgar a história da modalidade. Em paralelo aos projetos, Cordani assumiu a posição que está hoje, de diretor da CBDA.

“Em um período em que fiquei fora da CBDA, aproveitei para escrever o livro, que conta sobre os melhores resultados da natação brasileira. É um livro com rigor técnico, mas ao mesmo tempo com histórias esquecidas, algumas inéditas. Serve para quem gosta de natação, para quem gosta de história, e para quem quer aprender sobre as nossas conquistas”, revela.

Primeiro livro de Cordani, “80 anos de História da Natação Brasileira”, foi editado pela Reler e faz parte de um
projeto de financiamento coletivo, em que leitores e apoiadores contribuem com um valor e escolhem o
número de exemplares que desejam adquirir. As colaborações podem ser feitas a partir de R$ 69,00 e dão direito, também, a ter o nome do apoiador registrado no livro, na página de agradecimentos.

Live com Renato Cordani – Foto: Reprodução

A campanha entra em vigor pelo site Catarse amanhã e vai até 15 de novembro. Para apoiar, basta acessar catarse.me/medalhas, assinalar as informações, escolher o valor da colaboração e escolher a forma de pagamento.

“A história da natação brasileira é muito rica e você pode contá-la de diversas formas: através dos pioneiros, do resultado olímpico, de histórias pitorescas. Eu escolhi contar com base nos resultados mais importantes. Nesse sentido, a primeira coisa que aparece é a medalha olímpica, que é indelével, fala por si só. Se você quer saber se um sujeito nada bem e a resposta for “é medalhista olímpico”, então a discussão está encerrada”, comentou.

Para Cordani, a medalha olímpica é algo único, espetacular. “Na natação brasileira, são 14 e eu conto a história de cada uma delas. Além delas, conto as histórias das medalhas nos mundiais da FINA e dos recordes mundiais”, finaliza. Amanhã, no dia de lançamento do livro, o Coach Alex Pussieldi comandará uma live no Instagram da SWIM CHANNEL (@swimchannel) com Renato Cordani. A live começa às 20h e nela serão contatos mais detalhes sobre o livro.

Tags

CBDA história da natação livro natacao Renato Cordani

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas