Roma

Retorno, retornar e retornando

Algumas reflexões sobre este tão sonhado momento de retorno as piscinas e atividades aquáticas

23/06/2020 - Alexandre Indiani

Facebook Twitter
Leonardo de Deus - Foto: Jonne Roriz/COB
Em breve será hora de retornar - Foto: Mormaii Natação

Em breve será hora de retornar - Foto: Mormaii Natação

Leonardo de Deus - Foto: Jonne Roriz/COB

* Texto publicado originalmente no Blog da Mormaii (https://natacaomormaii.com.br/retorno-retornar-e-retornando/) no dia 15 de junho de 2020.

Saudade de dividir algumas ideias e informações com vocês neste espaço que é sempre muito especial pra mim …Estamos vendo o retorno em alguns países e estados aqui no Brasil, além de acompanhar inúmeros protocolos de retorno. Venho aqui destacar um documento desenvolvido por dois médicos do esporte ligados ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Nós da Família Mormaii Natação, amantes dos esportes aquáticos em geral e como muita H2O no DNA, agradecemos ao brilhante trabalho dos médicos Ana Carolina Corte e Rodrigo Brochetto.

Um belo e sensato documento dividido em quatro fases (clique aqui para ler o protocolo de retorno aos treinos da CBDA) e muito detalhado para todas as modalidades aquáticas. Confesso que li outros vários protocolos de clubes e federações do Brasil e de outros países e nenhum foi tão detalhado e minucioso como este. Leiam, pois vale muito como um modelo a ser seguido e adequado para a realidade de cada entidade que desenvolve alguma modalidade aquática.

Leonardo de Deus – Foto: Jonne Roriz/COB

Depois disso, quero aqui convidá-los a fazer algumas reflexões sobre este tão sonhado momento: o retorno! Sugiro que daqui pra frente, você saia de sua “caixa” e siga desprovida(o) de julgamentos (algo difícil, mas não impossível) e com uma pitada de empatia para realmente ficar interessante.

Famílias
1) Mães e pais que continuam empregados, que tiveram redução salarial ou que ficaram desempregados
2) Pais que continuam juntos, ou não
3) Casos de violência doméstica

Crianças/adolescentes/jovens/adultos, dos futuros atletas aos atletas
1) Nível de motivação
2) Nível de comprometimento
3) Manutenção dos objetivos e metas

Clubes/academias/escolas de natação/assessorias/polos, etc.
1) Saúde financeira
2) Readequação de toda estrutura
3) Velhos e novos objetivos

Betina Lorscheitter – Foto: Claudia Pegoraro

Federações
1) Saúde financeira
2) Dependência de leis federais, estaduais e municipais para organizar seus eventos (principal fonte de arrecadação), e soltar um novo calendário
3) Arrecadação das entidades filiadas

Confederação
1) Saúde financeira
2) Dependência de leis federais, estaduais e municipais para organizar seus eventos (principal fonte de arrecadação), e soltar um novo calendário
3) Aguardar as definições estaduais para manter ou alterar cedes de campeonatos

Escolas
1) Níveis de exigência e permanência no computador para os alunos/atletas
2) Reposição e complemento de matérias e horas no retorno
3) Qual a chance desta instituição estar preocupada com os alunos/atletas e seus compromissos fora escola

Nós profissionais – como os pais
1) Estamos com nosso vínculo empregatício normal ou tivemos alguma alteração?!
2) Estamos conseguindo trabalhar nossa ansiedade, nosso stress, nossas emoções juntamente com os seres humanos que “atendemos” e convivemos?!
3) Estamos conseguindo controlar as nossas emoções sem “contaminar” nosso entorno
4) Quantos de nós estão com contratos suspensos ou infelizmente já engrossam a estatística do desemprego?!

Allan do Carmo – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Eventos/competições
Municipal: dependemos das regras impostas pelas prefeituras
Estadual: dependemos das regras impostas pelos governos dos mesmos
Nacional: dependemos do bom senso das pessoas que desde o início não conseguem se entender

Será que teremos condições seguras para colocarmos todo esse universo de seres humanos vindo de estados diferentes, com picos e momentos de contaminação diferentes, com regras e leis diferentes, e o principal; com diferentes níveis de bom senso?!

Acredito ser muito louvável e importante estarmos juntos pensando no retorno para as atividades de todas as naturezas, mas ao acompanhar os “enta” grupos nos mais variados aplicativos percebo que a ansiedade é o que nos tem impulsionado e essa “senhora” tem contaminado todos com mais agressividade que o próprio corona…

Já passou nossa lua de mel, agora é casamento, Mas lembre-se: na saúde e na doença, na alegria e na tristeza.

Artur Barone – Foto: Fabio Mota Photo

Retorno quer dizer: “em um dado momento ou ponto de um trajeto voltar ao mesmo lugar de origem”. Hummm, esse “lugar” não existe mais se estiver fora de você, mas o voltar para você tem que ser o mais importante. Lembrando de nosso motivo, objetivo, metas e responsabilidades que vão muito além de um “simples” resultado: aí sim o retorno será algo extremamente recompensador…

E no “apagar das luzes”, foi realizada uma live na sexta-feira, dia 12 de junho com o tema Calendário: campeonatos nacionais de categoria infantil, juvenil e júnior. De acordo com o diretor executivo da CBDA Renato Cordani, só teremos algum evento nacional se os 27 estados voltarem aos treinos com pelo menos três meses de antecedência para a data da competição.

Por exemplo, o Campeonato Brasileiro Infantil marcado entre os dias 10 e 14 de novembro. Somente acontecerá se os 27 estados retornarem a atividade da categoria infantil até o dia 10 de agosto. Por essas e outras que desesperar jamais irá ajudar no nosso retorno. Vamos voltar em e para um momento diferente, nem melhor nem pior, apenas diferente.

Te desejo um belo e prazeroso momento de reflexão!

Tags

Alexandre Indiani COVID-19 Mormaii Mormaii Natação natacao

Notícias relacionadas