Ricardo Prado e Maria Lenk no Hall da Fama

Dupla lendária das piscinas agora faz parte do Hall da Fama da Natação Brasileira; cerimônia aconteceu na sede da SWIM CHANNEL

17/10/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Ricardo Prado e sua mãe Dona Heloísa - Foto: Felippe Luque
Ricardo Prado - Foto: Felippe Luque

Ricardo Prado - Foto: Felippe Luque

Ricardo Prado e sua mãe Dona Heloísa - Foto: Felippe Luque

Ricardo Prado e Maria Lenk (in memorian) foram homenageados e eternizados como membros do Hall da Fama da Natação Brasileira. Foi uma noite muito especial para a comunidade aquática, reunindo atletas, técnicos, representantes de marcas esportivas e demais convidados na sede da SWIM CHANNEL em São Paulo.

A primeira homenageada da noite foi Maria Lenk. Ela foi a pioneira da natação feminina sul-americana em Jogos Olímpicos e um dos maiores nomes do esporte brasileiro (já eternizada no Hall da Fama da Natação Internacional e ganhadora do Prêmio Adhemar Ferreira da Silva, principal prêmio do Comitê Olímpico do Brasil). Para recordar sua excepcional carreira, o membro da entidade, Pedro Junqueira dissertou um fabuloso texto sobre a vida de Maria, que faleceu dia 16 de abril de 2007.

Em seguida foi a vez de Ricardo Prado ser chamado ao palco. O discurso em sua homenagem foi escrito por Rogério Romero (clique aqui para ver na integra) e foi lido pelo Coach Alexandre Pussieldi, destacando a vitoriosa carreira de Ricardo nas piscinas. Em seguida ele recebeu das mãos de Helane Magalhães, presidente da Associação Brasileira Master de Natação, a placa de celebração.

“Heróis como Ricardo Prado, jamais devem entrar no esquecimento. Muito da natação moderna, deve-se ao feitos obtidos por Pradinho na década de 80”, disse o presidente do HFNB Renato Cordani.

Confira a galeria de fotos abaixo:

O medalhista olímpico em Los Angeles-1984 fez um breve pronunciamento, agradecendo a homenagem recebida e recordou alguns dos grandes momentos em que viveu nas piscinas. Ricardo se emocionou com a homenagem e dedicou a honraria recebida a sua família, em especial sua mãe Dona Heloísa presente na cerimônia.

Entre nomes que estiveram presentes a homenagem da noite, destaque para o medalhista olímpico e também eternizado no Hall da Fama Manoel dos Santos, a nadadora olímpica Fabiola Molina, os técnicos da seleção brasileira Alberto Pinto, Fernando Vanzella e Andre Luis (conhecido com Coach Amendoin), a presidente da ABMN Helane Magalhães, o presidente da APMN Thomas Kinugawa o gestor da Federação Aquática Paulista Flávio Campos e representantes das melhoras marcas de artigos esportivos para natação.

Fundada em 2014 e composta por membros apaixonados pelos esportes aquáticos, o HFNB tem a missão de manter, promover e divulgar a história da natação brasileira. O órgão também foi reconhecido pela CBDA ( Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e pela ABMN como uma entidade de apoio institucional aos esportes aquáticos.

Além de Ricardo Prado e Maria Lenk, fazem parte do Hall da Fama da Natação Brasileira : Tetsuo Okamoto, Piedade Coutinho, Djan Madruga, Manoel dos Santos, José Sylvio Fiolo e Jorge Fernandes. A entidade lançou esta semana um novo site com mais informações sobre os homenageados, membros e critérios de admissão no hall. Para conferir o novo site clique aqui.

Tags

Hall da Fama da Natação Brasileira homenagem Maria Lenk natacao Patrick Winkler Renato Cordani Ricardo Prado

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas