Rikako Ikee é diagnosticada com leucemia

Principal nome da natação japonesa, jovem de 18 anos já iniciou tratamento contra o câncer

12/02/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Rikako Ikee - Foto: Mike Lewis
Rikako Ikee - Foto: Peter H. Bick

Rikako Ikee - Foto: Peter H. Bick

Rikako Ikee - Foto: Mike Lewis

Rikako Ikee, melhor nadadora do Japão na atualidade, foi diagnosticada com leucemia. A jovem atleta de 18 anos revelou através de suas redes sociais ter descoberto a doença em uma bateria de exames médicos depois sentir-se muito cansada após de um treino. Ikee estava em um training camp na Austrália, mas após os médicos tomarem conhecimento da doença ela já retornou ao Japão onde esta internada e já iniciou o tratamento.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue conhecidos como leucócitos. A doença se manifesta após algumas dessas células sofrerem mutações e começarem a se multiplicar de forma descontrolada na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Segundo Koji Ueno, vice-presidente da Federação Japonesa de Natação, os médicos só conseguiram diagnosticar a doença em estado inicial devido a natação. “Disseram-me que não teriam descoberto a doença em circunstâncias normais, mas como ela estava treinando conseguiram encontrar as irregularidades nos exames”, disse Ueno.

Rikako Ikee – Foto: Peter H. Bick

Ikee anunciou que ficou em choque ao descobrir a leucemia, mas esta confiante de que vai superar a doença e poder voltar as piscinas no futuro. Nadadora mais popular do país, ela esta não vai competir no Campeonato Japonês em abril, que será seletiva para  o Campeonato Mundial de Gwangju. A participação dela nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 também esta ameaçada.

Outro atleta diagnosticado com câncer recentemente foi o velocista Nathan Adrian. O campeão olímpico teve a doença detectada nos testículos e já iniciou seu tratamento.

Tags

leucemia natacao natação japonesa Rikako Ikee

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas