Rio Negro Challenge 2019 promete novidades

Principal competição de águas abertas do norte do país, terá alguns mudanças na primeira etapa

18/01/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Rio Negro em Alter do Chão - Foto: Alcides Netto

Rio Negro em Alter do Chão - Foto: Alcides Netto

O Rio Negro Challenge 2019, maior competição de águas abertas do norte do Brasil, promete novidades para este ano. Com duas etapas já confirmadas, uma em maio e a outra em dezembro, as provas são realizadas em um dos rios mais famosos e desafiadores no país.

“Estamos com uma expectativa bem grande para este ano. Na primeira etapa em maio teremos três metragens diferentes. Este ano teremos o percurso de 2 km, 4 km e 6 km, que é uma novidade. Como todos sabem, nadar no Rio Negro tem seus desafios então vai ser uma grande prova”, comenta o organizador da prova Pierre Gadelha.

A primeira etapa será realizada no dia 19 de maio. Este ano a prova de 18 km só será realizada na categoria de revezamento, de dois a quatro atletas. “É uma prova muito bonita, a expectativa é ter mais inscritos em relação à abril do ano passado. Nós até mudamos a data para não termos problemas de período chuvoso”, completa Gadelha.

A etapa de dezembro manterá o percurso normal. No evento será oferecido o relay 3×500 metros, além do Circuito Curumim e as provas de 1,5 km e 3 km, além da tradicional Travessia Almirante Tamandaré com 12 km.

“A Almirante é uma travessia que todos colocam muita expectativa em cima. No final do ano passado tivemos umas condições diferentes do rio, o que tornou a prova bem desafiadora, atletas muito bons fizeram tempos altos. A prova teve muita corrente contra, então criou-se uma expectativa para esse ano para a prova ser ainda melhor. Vamos continuar com as 70 vagas e já iremos abrir em fevereiro”, disse o organizador.

Ano passado, o Rio Negro Challenge organizou o Rio Negro Champions, desafio vencido pela campeã olímpica Sharon van Rouwendaal contra a tricampeã mundial Ana Marcela Cunha, que abrilhantaram ainda mais as águas do Rio Negro.

“A expectativa é muito grande, ano passado tivemos 17 estados representados e mais quatro países, esperamos aumentar o público de fora mostrando a beleza do Amazonas e trazendo muito mais atletas e adeptos a essa prova. Estamos trabalhando para isso”, finaliza Pierre.

Os organizadores buscam realizar uma etapa no Pará, ainda esse ano. As inscrições para o primeiro Rio Negro Challenge do ano, em maio, assim como as demais informações para a prova também serão divulgados em breve aqui na SWIM CHANNEL.

Tags

Águas abertas Amazonas Manaus natacao Rio Negro Challenge

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas