Rio Negro Challenge ainda tem inscrições abertas

Competição acontece daqui a duas semanas em Manaus e terá como destaque uma ultramaratona de 18 km de distância

06/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
O encontro das águas - Foto: Reprodução
Treino para travessia de 3 km - Foto: Antônio Lima/Sejel

Treino para travessia de 3 km - Foto: Antônio Lima/Sejel

O encontro das águas - Foto: Reprodução

Restam duas semanas para encerrarem-se as inscrições para a 1ª etapa do Rio Negro Challenge 2018. A competição é a maior da região norte do Brasil e vem crescendo a cada edição. Este ano a grande novidade é a realização de uma ultramaratona aquática. Com o crescimento de provas de longas distância e maior participação dos atletas, a Aquática Amazonas resolveu implementar um novo desafio a sua programação: a Travessia Praia do Tupé-Manaus.

A prova terá 18 km de percurso com largada na Praia de Tupé e chegada na Praia da Ponta Negra na cidade de Manaus. Ela será disputada inteiramente no Rio Negro, o mais extenso de águas negras do mundo. Famoso por ter águas densas e que passam a sensação do atleta esta afundando elevado grau de acidez em sua composição, a prova será mais do que uma travessia. Será uma prova de superação por exigir bastante da capacidade física dos nadadores em completar um desafio dessa magnitude.

Além desses atrativos técnicos a organização do evento aposta em outros pontos para atrair atletas até o Amazonas. A Praia do Tupé, por exemplo, fica dentro de uma reserva ecológica e durante a prova os participantes poderão ter a companhia de botos que costumam frequentar as águas da região no período. Além disso também existe uma aldeia indígena no local e os nativos farão apresentações de seus rituais e explicarão aos participantes um pouco mais de suas culturas.

Vista aérea da Praia do Tupé em Manaus – Foto: Alcides Netto

A longa prova de 18 km pode ser encarada em até quatro formas: solo, revezamento em dupla, revezamento em trio ou revezamento em quarteto. Segundo Pierre Gadelha, organizador do evento, são esperados até 50 atletas para este desafio. Entre os nomes já confirmados estão os nadadores consagrados em ultramaratonas como Samir Barel, Adherbal de Oliveira, Vitor Gadelha, Luiz Felipe Lebeis e Thais Sant’Ana.

Além da Travessia Praia do Tupé-Manaus o Rio Negro Challenge contará com outras três distâncias. As provas de  1,5 km e 3 km fazem parte da Maratona Aquática e os 500m do Circuito Curumim são destinados apenas para crianças. Nadadores portadores de deficiência e maiores de 60 anos terão desconto nas inscrições. Para fazer a sua clique aqui. Atletas de fora do estado do Amazonas podem reservar suas passagens aéreas através da GOL que esta oferecendo desconto e podem adquirir pacotes turísticos através da agência de turismo Amazonas Tur.

Tags

Águas abertas Aquática Amazonas natacao Rio Negro Rio Negro Challenge Travessia Praia do Tupé-Manaus

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas