Rio Negro Challenge entra na sua última semana de inscrições

Evento, que será realizado em Manaus no dia 19 de maio, também homenageará Kay France, pioneira do Canal da Mancha

09/05/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Rio Negro Challenge - Foto: Reprodução
Largada para o Rio Negro Challenge - Foto: EY Sasai

Largada para o Rio Negro Challenge - Foto: EY Sasai

Rio Negro Challenge - Foto: Reprodução

O Rio Negro Challenge chega a sua última semana de inscrições. A competição, que será realizada no dia 19 de maio está com  inscrições abertas até a próxima segunda-feria, dia 13, exclusivamente via SWIM CHANNEL. No evento, organizado pela Associação Aquática Amazonas, serão oferecidas provas nas distâncias de 2 km, 4 km e 6 km.

Considerada a maior competição de águas abertas do norte do Brasil, o Rio Negro Challenge desafia os amantes de águas abertas a desbravarem o rio de águas escuras mais famoso do país. A competição também terá a Travessia Praia do Tupé-Manaus com a distância de 18 km e desta vez só será realizada na categoria de revezamento, com equipes que podem ter dois, três e quatro atletas integrantes.

“A expectativa da prova é muito boa. Está dentro das nossas expectativas. Estamos esperando 250 inscritos e conseguimos atletas de vários estados, muitos do norte, nordeste e também da Venezuela. A prova está dentro das nossas expectativas e da nossa vontade de sempre crescer e evoluir. Estamos trabalhando para isso”, comentou Pierre Gadelha, organizador da prova.

Kay France durante a travessia do Canal da Mancha – Foto: Kay France/Arquivo Pessoal

No evento, os organizadores farão uma homenagem a Kay France. Paraibana, ela foi  a primeira mulher da América Latina a completar a Travessia do Canal da Mancha em 1979. Depois de 40 anos de sua travessia, a nadadora irá contar aos participantes no congresso técnico da prova um pouco mais sobre sua experiência. Kay aprendeu a nadar aos 12 anos e aos 17 completou a mais famosa e desafiadora travessia do mundo em 11h36min nadando no percurso Inglaterra-França.

Nas provas válidas pelo Rio Negro Challenge, o atleta se desafiará em águas quentes e com elevado grau de acidez, além de alta densidade da água que influencia a flutuabilidade. Outros desafios são as fortes correntezas do rio que acabam tornando a prova ainda mais desafiadora do início ao fim.

Kit do Rio Negro Challenge 2019 – Foto: Reprodução

A segunda etapa será em em dezembro e manterá o relay 3×500m, além do Circuito Curumim, as provas de 1,5 km e 3 km e a tradicional Travessia Almirante Tamandaré de 12 km de percurso. As provas de maio estão previstas para começarem às 8h.

Tags

Águas abertas Kay France Manaus natacao Rio Negro Rio Negro Challenge

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas