Rio Negro Challenge abre inscrições para a 1ª prova do ano

A já tradicional competição que abre a temporada de águas abertas da região norte brasileira será realizada no dia 3 de maio

06/02/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Medalhas da última edição do Rio Negro Challenge - Foto: Alcides Netto
Rio Negro Challenge - Foto: Alcides Netto

Rio Negro Challenge - Foto: Alcides Netto

Medalhas da última edição do Rio Negro Challenge - Foto: Alcides Netto

A primeira etapa do Rio Negro Challenge já está com inscrições abertas. O evento será realizado no dia 3 de maio, e acontece na Praia da Ponta Negra, às margens de um dos rios mais famosos do Brasil: o Rio Negro. A competição reúne três distâncias: 2 km, 4 km e 6 km.

Realizado duas vezes por ano (uma em cada semestre), o Rio Negro Challenge movimenta a capital amazonense reunindo fãs e praticantes do esporte. As distâncias abrem o leque para quem quer se desafiar pelas águas do mais famoso rio de águas escuras do país, que possui particularidades, como a água mais quente e um PH maior, deixando a prova ainda mais desafiadora.

“Nessa primeira etapa estamos refazendo a mesma edição do ano passado, com as provas de 2 km, 4 km e 6 km. É um evento menor do que a primeira etapa, na segunda temos mais participantes mas mesmo assim esperamos receber um bom número de atletas. Na sexta-feira é feriado de 1º de maio, então a intenção é de que os nadadores e familiares venham para Manaus para passar o final de semana, conhecer a cidade, e ter mais tempo para o turismo esportivo”, disse Pierre Gadelha, organizador da prova.

Atletas no Rio Negro Challenge – Foto: Alcides Netto

“Como temos muitos triatletas no evento, eles podem usar a distância para o treino, quem vai fazer o meio Ironman, por exemplo, pode nadar os 2 km, quem irá fazer o Ironman completo pode fazer o de 4 km e o 6 km é uma preparação para a Travessia Almirante Tamandaré no final do ano”, completa Pierre.

A organização da prova disponibiliza lanchas, botes, caiaques, barco da marinha, equipe médica e bombeiros, que garantem segurança a todos os participantes. Todos os que completam a prova recebem medalhas de participação.Serão premiados com troféu três primeiro colocados gerais nas categorias masculino e feminino, de cada prova. Serão premiados com medalha especial os três primeiros colocados por faixa etária nas categorias masculino e feminino, de cada prova.

A segunda etapa, que acontecerá em dezembro sem data definida ainda, manterá o Relay 3×500m, além do Circuito Curumim, as provas de 1,5 km e 3 km e a tradicional Travessia Almirante Tamandaré de 12 km de percurso.

Aurelie Muller e Ana Marcela Cunha no Rio Negro Challenge – Foto: Alcides Netto

Ano passado, a nadadora baiana Ana Marcela Cunha venceu a segunda edição do Rio Negro Champions, disputado também no evento. A prova tem o mesmo percurso da Travessia Almirante Tamandaré e consiste em um desafio mano a mano, com duas nadadoras competindo em uma disputa a parte em relação aos demais atletas.

Em 2018 o duelo foi entre Ana Marcela e a holandesa Sharon van Rouwendaal. Em 2019, a brasileira encarou a parada mais uma vez tendo agora como adversária a francesa Aurélie Muller.

O Rio Negro Challenge conta com patrocínio do Governo do Amazonas via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e apoio de grandes empresas como a Speedo. O valor da taxa de inscrição é de R$145,00 e pode ser feita no site oficial do evento: rionegrochallenge.com.br.

Tags

Águas abertas Amazonas Manaus natacao Rio Negro Rio Negro Challenge

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas