Rio Negro consagra Luiz Felipe Lebeis e Catarina Ganzeli

Chuva interrompeu a prova de ultramaratona no famoso rio amazônico, que teve 85% dos 18 km disputados

30/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Nadar nas águas do Rio Negro, em plena Floresta Amazônica, não é uma tarefa fácil. Como explicamos aqui este é um verdadeiro desafio ao atleta devido as características únicas deste gigantesco rio. Além do grau elevado de acidez, correntezas e águas densas, a chuva foi mais um ingrediente de dificuldade nesta 1ª etapa do Rio Negro Challenge que aconteceu ontem (29 de abril). Além das já tradicionais provas de 500m (Circuito Curumim) e 1,5 km e 3 km (Maratona Aquática), tivemos um novo percurso estreando no programa de provas do evento: a Travessia Praia do Tupé-Manaus.

Com 18 km de percurso, ligando a Praia do Tupé até a Praia da Ponta Negra, a prova chamou a atenção de nomes consagrados das ultramaratonas aquáticas do país. Samir Barel, Catarina Ganzeli, Luis Felipe Lebeis, Thais Sant’Ana e Vitor Gadelha foram alguns nomes pesados que estiveram em ação. A prova começou com o tempo fechado e sem chuva, mas com o passar do tempo as condições climáticas foram piorando e começou a chover. Com uma possível tempestade que se aproximando e visando em primeiro lugar a segurança dos nadadores a organização da prova optou por interromper o desafio na altura dos 15,4 km e retirar os nadadores da água.

Foi então decididos que os campeões seriam anunciados de acordo com as colocações que mantinham até o momento em que a ultramaratona foi interrompida. Com pouco mais de 85% do percurso concluído e 3h45min de prova Luis Felipe Lebeis e Catarina Ganzeli foram declarados os vencedores da Travessia Praia do Tupé-Manaus. Na disputa masculina, além de Lebeis foram ao pódio Samir Barel, Andre Castelucio, Vitor Gadelha e Raphael Maia. E entre as mulheres subiram ao pódio Thais Sant’Ana, Yuri Sasai, Márcia Braga e Márcia Pinheiro.

A chuva, porém, não atrapalhou no desenrolar das provas menores de 1,5 km e 3 km. Na distância maior o vencedor entre os homens foi Flávio Monteiro que completou os 3 km em 37min24s, superando Caio Sakamoto que terminou em segundo lugar com 38min51s e Felipe Andrade, o terceiro colocaco com 38min54s. Entre as mulheres a primeira a cruzar a linha de chegada foi a jovem Juanita Quijano de apenas 14 anos. Ela venceu com 52min21s. A seguir vieram Anna de Oliveira e Antônia dos Santos com 1h11min37s e 1h11min49s respectivamente.

Já nos 1,5 km Thiago Lazarini foi o campeão entre os homens com 19min34s superando Felipe Ribeiro que terminou em segundo lugar com 19min45s. O jovem Caio Santos de 14 anos fechou o pódio com 20min47s. Na prova feminina o pódio foi todo teen. A campeã da prova foi Isabele da Silva, de 15 anos, que concluiu o percurso em 22min04. Ao seu lado no pódio estiveram Julia Sakamoto e Emily Rabelo, com os respectivos tempos de 22min18s e 23min05. Detalhe, ambas tem 13 anos.

Os resultados completos do Rio Negro Challenge podem ser conferidos aqui.

Tags

Águas abertas Aquática Amazonas Catarina Ganzeli Luiz Felipe Lebeis natacao Rio Negro Rio Negro Challenge Travessia Praia do Tupé-Manaus

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas