Rogerio Karfulkenstein: o técnico campeão do Rei e Rainha do Mar

Ex-nadador treina Matheus Avellar e Guilherme Costa, vencedores gerais da última edição do evento em Copacabana

20/12/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Guilherme Costa - Foto: Wander Roberto/COB
Rogerio Karfulkenstein e Guilherme Costa - Foto: Reprodução

Rogerio Karfulkenstein e Guilherme Costa - Foto: Reprodução

Guilherme Costa - Foto: Wander Roberto/COB

Rogerio Karfulkenstein, conhecido também como “Kafu”, foi o técnico mais vitorioso da última edição do Desafio Rei e Rainha do Mar, maior evento de esportes de praia do Brasil que foi realizada domingo no Posto 6 da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A edição comemorativa de dez anos da competição coroou o ex-atleta e técnico responsável pelos dois campeões das provas de Challenge (5 km) e Super Challenge (10 km): Guilherme Costa e Matheus Avellar respectivamente. Kafu, que foi eleito o melhor treinador do Brasil e da América do Sul em 2017, tem no uso da sua metodologia própria o grande diferencial dos dois atletas que representam o Minas Tênis Clube nas principais competições.

Pódio do Challenge do Rei e Rainha do Mar – Foto: Reprodução

Guilherme Costa é o atual recordista sul-americano dos 400m, 800m e 1500m livre, marcas que atingiu recentemente na disputa do US Open em Atlanta. O Cachorrão superou o grande nadador de águas abertas Allan do Carmo em uma chegada emocionante na disputa dos 5 km no Challenge. Guilherme superou Allan por apenas dois segundos: 56min51s contra 56min53s do adversário.

Matheus Avellar é uma das grande revelações da natação de fundo do Brasil, tendo representado o país na disputa do último Campeonato Mundial Júnior de Budapeste em agosto. No Rei e Rainha do Mar ele nadou a prova do Super Challenge de 10 km e superou os dois dos favoritos ao título, os veteranos Artur Pedroza e Luiz Felipe Lebeis. Matheus foi o único nadador da competição a completar a maratona aquática abaixo das duas horas de prova com o tempo total de 1h59min25s.

Pódio do Super Challenge masculino – Foto: Reprodução/Instagram

Kafu é um nome bastante conhecido no meio aquático. Foi nadador durante muitos anos entre as décadas de 90 e anos 2000. Era especialista do nado peito, com grande destaque para os 50 e 100 metros. Ao longo de sua carreira Kafu conquistou diversas medalhas em campeonatos nacionais como no Troféu Brasil e Troféu José Finkel, além de integrar a seleção brasileira em eventos internacionais como Campeonatos Sul-Americanos e etapas da Copa do Mundo da FINA. Ele deixou a natação competitiva em 2007 após um resultado positivo em exame antidoping.

Após o fim da carreira de nadador passou e trabalhar como técnico de natação e chegou a seleção brasileira absoluta em 2017 quando integrou a comissão técnica da equipe que esteve no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste. Também esteve nos Jogos Sul-Americanos do ODESUR e Campeonato Pan Pacífico em 2018 e no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju este ano. O técnico, que tem a RKF Swim Team como sua metodologia, também esta concorrendo ao Troféu Best Swimming de melhor técnico da temporada novamente.

Tags

Águas abertas Guilherme Costa Matheus Avellar natacao Rei e Rainha do Mar Rogerio Karfulkenstein

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas