São Paulo vence o Troféu Chico Piscina pela 25ª vez

Competição para natação de base terminou neste final de semana em Mococa e teve Murilo Sartori entre os destaques

01/10/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Murilo Sartori - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Pódio final do Trofeu Chico Piscina - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Pódio final do Trofeu Chico Piscina - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Murilo Sartori - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Mais uma vez São Paulo foi a equipe vencedora do Troféu Chico Piscina. A competição, realizada na piscina da Associação Esportiva Mocoquense, terminou no último final de semana e confirmou a hegemonia dos paulistas na competição. Desde 2005, esse foi o 14º título consecutivo de São Paulo, que terminou na liderança com 540 pontos, contra 306 do Rio de Janeiro. A seleção da Argentina foi a terceira colocada com 301 pontos.

Murilo Sartori foi o principal destaque da competição. O nadador da seleção paulista disputou seu último Troféu Chico Piscina e conseguiu dois feitos históricos. Primeiro tornou-se o primeiro atleta no masculino a ser quatro vezes campeão em uma prova na competição, ou melhor, em duas provas. Sartori foi tetracampeão dos 200m livre (1min51s17) e nos 400m livre (3min55s98) com direito a recorde do campeonato nas duas distâncias.

 

Murilo Sartori (ao centro) é o maior campeão do evento – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Com os resultados ele se igualou a Lucas Salatta como o maior medalhista dourado em provas individuais da competição. Agora os dois têm dez medalhas de ouro na competição. Além das duas vitórias Sartori foi prata nos 200m medley.

Disputada entre as categorias infantil 1 e 2 (13 e 14 anos) e juvenil 1 e 2 (15 e 16 anos), o evento acontece entre as federações uma vez por ano desde o ano de 1968 e é considerada hoje a maior competição da base brasileira, que já revelou atletas como Cesar Cielo e Etiene Medeiros. Nesta última edição o nadador nascido em Mococa, Pedro Spajari foi homenageado pela CBDA. Uma das revelações do Troféu no passado ele foi campeão com o time brasileiro no revezamento 4×100m livre no Pan-Pacífico de Tóquio em agosto.

 

Pedro Spajari recebeu homenagem em Mococa – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

No infantil os nadadores de São Paulo Lucas Tudoras e Stephanie Balduccini foram os atletas mais eficientes do evento. Já na categoria juvenil Murilo Sartori, de São Paulo, e Fernanda Celidônio, do Distrito Federal, foram os premiados. Os três dias tiveram transmissão ao vivo da TV CBDA. Todos os resultados podem ser consultados clicando aqui.

Tags

Federação Aquática Paulista Mococa Murilo Sartori natacao Pedro Spajari Troféu Chico Piscina

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas