Mantendo a pele hidratada

Qual a melhor forma de evitar problemas de pele após o treinamento? Veja aqui algumas dicas!

21/02/2018 - Dra. Luciane Botelho

Facebook Twitter

Manter uma pele bem hidratada é fundamental para evitar a sensação de secura e às vezes até coceira. Nossa pele produz substâncias naturais que auxiliam a manter essa hidratação e a barreira cutânea intacta. Entretanto algumas pessoas produzem mais tais substâncias que outras. Um exemplo disso são os indivíduos atópicos (popularmente conhecidos como pessoas com alergias de pele) que possuem déficit da substância filagrina e consequentemente possuem um dano na barreira cutânea.

Nós, dermatologistas, não contraindicamos a prática de natação para atletas com alergias de pele, apenas alertamos que tais pessoas devem tomar certos cuidados após o treino. E quais são esses cuidados? Primeiro, tomar um bom banho morno após o treino, pois banho muito quente danifica ainda mais a barreira cutânea. O segundo cuidado é, após o banho, aplicar imediatamente hidratante restaurador de barreira cutânea.

Nessa parte do texto você pode estar se perguntando: o que são esses hidratantes restauradores de barreira? São hidratantes encontrados em farmácias que – mais caros que os hidratantes de pele convencionais – não possuem cheiro e são hipoalergênicos.

Alguns nadadores que ficam muito tempo na água podem sofrer danos na pele, pois os compostos acrescentados nela podem causar perda da hidratação natural, o que não ocorre em outros esportes. E aí, mesmo que não tenha predisposição à atopia, a pessoa pode começar a ter sintomas de pele seca e coceira. Nesse caso, o recomendável também é aplicar um bom hidratante após o treino.

Quando você for escolher um hidratante de pele, leve em consideração que existem cremes e loções. O creme possui uma consistência mais firme e geralmente são mais indicados para peles mais secas. Entretanto, ao optar por um creme é fundamental pensar se você vai usá-lo, pois uma queixa frequente dos homens é que os cremes são “melados” e, que aplicá-los em locais com pelos, é muito difícil. Nesses casos o mais recomendável é uma loção. Se você é uma daquelas pessoas que odeiam passar qualquer coisa na pele e está sempre com pressa, então é possível optar por um sabonete com ação hidratante.

Nas provas de águas abertas, após exposição solar prolongada, a pele pode ficar um pouco queimada e aí para aliviar o desconforto é possível optar pelo produto pós-sol que pode ser encontrado na apresentação em spray, gel e loção. A diferença nessas apresentações é apenas quanto a característica do produto, algumas pessoas podem pela facilidade de aplicação optar pelo spray e outras preferem opções em gel e loção.

Os produtos pós-sol possuem em sua formulação substâncias como aloe vera que suavizam inflamações e irritações, e extrato de camomila, que alivia a vermelhidão. Nos dias em que não houver exposição solar prolongada o ideal é aplicar o hidratante logo após o banho, pois a pele úmida facilita a absorção.

Tomadas estas precauções previna-se e mantenha sempre sua pele hidratada após os treinos.

Dra. Luciane Botelho

Dermatologista formada pela UNIFESP