Mantenha seus cabelos saudáveis

Preocupação de dez entre dez nadadores, os cabelos merecem total atenção e cuidado

25/04/2018 - Dra. Luciane Botelho

Facebook Twitter

 

O cabelo é importante para proteção do couro cabeludo e por sua função estética. Basta perdê-los para saber como faz falta. Os efeitos da água, da piscina e do mar podem danificar os fios, por isso tome alguns cuidados para mantê-los saudáveis.

Confira aqui algumas dicas:

  • Corte as pontas do cabelo pelo menos a cada três meses, isso ajuda a eliminar as pontas duplas.
  • Mantenha uma alimentação balanceada com carnes, frutas, legumes e verduras. A deficiência de alguns nutrientes como zinco e ferro pode alterar a matriz do cabelo.
  • Dê preferência ao pente de madeira com cerdas separadas ao invés de escovas para desembaraçar os fios. O cabelo molhado é mais frágil e o uso de escova nessa situação pode prejudicá-lo.
  • Quando for pentear o cabelo e ele estiver embaraçado separe-o por mechas e penteie separadamente cada uma, isso evita o rompimento de fios vizinhos.
  • Treinar diariamente exige que ele seja lavado todos os dias, o que pode agredir a cutícula do cabelo se o xampu escolhido não for apropriado. Portanto, se o seu cabelo é seco dê preferência aos produtos indicados para esse caso. Após usar condicionador, enxágue-o bem para evitar que fiquem resíduos.
  • Faça hidratação dos fios com máscaras restauradoras uma vez por semana.
  • Evite usar secador em excesso, o ideal é deixar o cabelo secar naturalmente. Caso utilize-o, habitue-se a temperaturas amenas. O uso de chapinha com cabelo molhado é proibido, pois danifica os fios.
  • Não prenda o cabelo com os fios molhados, pois além de quebrá-los isso predispõe ao aparecimento de caspa. Cabelos presos são submetidos a uma pressão na parte frontal do couro cabeludo e, se a tração for excessiva, causará queda de cabelo nessa região. Portanto deixe-os soltos sempre que possível.
  • O sol queima os fios do cabelo e resseca-os, deixando-os frágeis. Por isso, quando for nadar na praia ou piscina e tomar sol em seguida, aplique um produto especializado com proteção solar para os fios.

Uma dúvida frequente é se realmente água da piscina deixa o cabelo verde. Sim, isso pode acontecer se o cabelo for claro. A alteração de cor é provocada pelo cobre existente nos algicidas e nas tubulações, com possível participação do cloro usado no tratamento da água. Essa alteração de cor é bem menos frequente atualmente, pois há no mercado algicidas sem cobre e as tubulações antigas de metal foram substituídas por outros materiais.

A natação não precipita queda capilar; a queda excessiva dos fios pode ser apenas um fenômeno transitório chamado eflúvio telógeno, que é desencadeado por estresse, regime, deficiência protéica, deficiência de ferro e zinco, período pós-parto e determinadas doenças como o hipotireoidismo.

Fique atento e cuide-se. Caso você tome todos esses cuidados descritos acima e mesmo assim seu cabelo apresenta-se fraco, quebradiço, sem brilho ou continua a cair, procure um médico.

Dra. Luciane Botelho

Dermatologista formada pela UNIFESP