Seleção Brasileira fecha Universíade com quatro medalhas

Entre os destaques, Jhennifer Conceição conquistou o primeiro ouro feminino do Brasil na competição

12/07/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Luiz Gustavo Borges - Foto: Saulo Cruz/CBDU
Jhennifer Alves - Foto: Saulo Cruz/CBDU

Jhennifer Alves - Foto: Saulo Cruz/CBDU

Luiz Gustavo Borges - Foto: Saulo Cruz/CBDU

A seleção brasileira de natação conquistou quatro medalhas na 30ª edição da Universíade, realizada em Nápoles na Itália. Os nadadores brasileiros saíram da competição com um ouro, uma prata e dois bronzes, terminando na oitava colocação do quadro geral de medalhas.

Entre as medalhas conquistadas, vale destacar o ouro nos 50m peito de Jhennifer Alves, primeira mulher brasileira a conquistar o lugar mais alto do pódio em uma Universíade. A medalha de Jhennifer foi a terceira da natação feminina na história da competição. A nadadora do Pinheiros, que representou a Faculdade Anhanguera de São Paulo, nadou a prova em 30s73.

Jhennifer Alves – Foto: Saulo Cruz/CBDU

A medalha de prata foi conquistada pelo revezamento 4x100m livre. Luiz Gustavo Borges repetiu o feito de seu pai, Gustavo, que também havia ganhado uma prata na edição de Fukuoka-1995. Em Nápoles, Luiz Gustavo (parcial de 49s57), Marco Antônio Ferreira Jr (48s00), Gabriel Ogawa (49s57) e Felipe Souza Ribeiro (48s13) completaram a prova em 3min15s27, atrás apenas do Estados Unidos com o expressivo 3min11s03.

As medalhas de bronze foram conquistadas nos 100m livre e no revezamento 4x100m medley masculino. Nos 100m livre Marco Antonio Ferreira Jr nadou a prova em 48s57 obtendo a sexta medalha do país na prova. Em primeiro lugar ficou o americano Zachary Apple com 48s01, seguido pelo seu compatriota Tate Jackson com 48s29.

Revezamento 4x100m livre medalha de prata – Foto: Saulo Cruz/CBDU

Já nos 4x100m medley masculino, o Brasil conquistou o bronze com Marco Antônio, Iago Moussalem, Gabriel Fantoni e Pedro Cardona. A equipe fechou o pódio com o tempo de 3min35s33, atrás de Estados Unidos e Rússia que ficaram em primeiro e segundo lugar respectivamente.

No quadro geral, os Estados Unidos dominaram a competição com 40 medalhas, sendo 19 medalhas de ouro. Um total de 16 países subiram ao pódio na competição que reuniu 128 países e mais de 9 mil atletas na disputa de 18 modalidades esportivas diferentes e um total de 222 provas.

Marco Antonio Ferreira Júnior conquista medalha de Bronze – Foto: Saulo Cruz/CBDU

A natação foi realizada no reformulado Complexo Aquático de Scandone e contou com 16 brasileiros na disputa: Andreas Mickosz, Felipe Ribeiro Souza, Gabriel Fantoni, Gabriel Ogawa, Gabrielle Roncatto, Giovanna Diamante, Guilherme Basseto, Guilherme Rosolen, Iago Moussalem, Icaro Ludgero Pereira, Jhennifer Alves, Luiz Gustavo Borges, Marco Antonio Ferreira Jr, Pablo Henrique Vieira, Pedro Brasil Cardona e Pedro Vieira.

Para conferir os resultados completos do evento clique aqui.

Tags

CBDU Jhennifer Conceição Luis Gustavo Borges Marco Antônio Júnior natacao Universíade

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas